quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ala da maternidade do Hospital Roberto Santos é reinaugurada após reforma


Após passar por reformas, a ala A da maternidade do Hospital Roberto Santos já está disponível para a população. A solenidade de reinauguração da estrutura, que fica no terceiro andar da unidade, foi realizada na manhã desta quinta-feira (2), e contou com as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário estadual da Saúde, Washington Couto.
“Esta obra é importante e se soma a outras que estão sendo realizadas. Nesta semana, a gente já inaugurou uma UPA tipo 3 aqui no [Hospital] Roberto Santos, e já inauguramos o maior ambulatório do Norte-Nordeste, com a parte de ensino e pesquisa. Hoje é na área da maternidade. É algo contínuo. A gente está com o intuito de qualificar esses leitos. A Bahia está se esforçando para a gestante não ter apenas a hora certa de dar à luz, mas que tenha também uma estrutura humanizada à disposição” explica Couto.

Nova estrutura
A estrutura hospitalar foi a primeira das três alas a passar pelas obras de requalificação. Agora, conta com 16 enfermarias, com dois leitos e um banheiro, cada uma, espaço de convivência para os pacientes, salas de aulas para médicos residentes, além de sala de triagem auditiva neonatal e de prescrição médica. As ações de modernização contaram com investimentos do Governo do Estado, contribuições do Grupo Ação Social G10, e apoio do Ministério da Saúde, por meio do programa Rede Cegonha.

“Um dos princípios da Rede Cegonha é atender de maneira humanizada as gestantes. Não adianta apenas garantir, hoje, a assistência, o leito no hospital. É preciso também cuidar com dignidade, com respeito às mamães, bebês e familiares. Todo esse esforço que está sendo feito aqui no Hospital Roberto Santos tem esse objetivo e tem total apoio do Ministério da Saúde”, disse o ministro Arthur Chioro.

Para a diretora técnica materno-infantil do Hospital Roberto Santos, Alcione Bastos, a estrutura moderna vai proporcionar mais segurança às gestantes no momento do parto. “A gente acredita que o ambiente onde a mãe vai dar a luz precisa estar confortável, alegre. No momento mais bonito da vida de uma mulher, ela precisa se sentir segura e ter certeza de que tem toda a estrutura para ter seu filho, com todo o suporte de profissionais capacitados. Até a criança acaba sentindo esse cuidado”, afirma.

A ala A da maternidade conta com cerca de 200 profissionais, que atuam em regime de plantão. A assistência é dada 24 horas por dia. “Toda essa estrutura é bastante significativa para a população da Bahia. Aqui, mãe e filho vão ser muito bem acolhidos. O Roberto Santos, que já é referência, está de parabéns. Vai proporcionar ainda mais acompanhamento e infraestrutura para as gestantes”, destaca Jussara Lima, coordenadora de Saúde das Voluntárias Sociais da Bahia.

Primeira paciente
A dona de casa Maiquelle Matos, de 18 anos, foi a primeira paciente a ocupar um leito na ala A da maternidade, depois da reforma. Ela curte os primeiros dias de vida da filha Jeniffer. Remanejada para a nova estrutura, logo após a inauguração, Maiquelle gostou do que viu. “Achei ótimo ser uma das primeiras a vir para cá. Me senti privilegiada. Aqui é aconchegante, muito melhor do que o quarto onde estava”, afirmou.
Secom

Nenhum comentário: