quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Obras no Centro Antigo beneficiam mais de 70 bairros de Salvador



Desenvolvimento


Além da valorização e conservação do patrimônio arquitetônico de Salvador, a reforma do Quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militares (1º GBM), no bairro da Barroquinha, vai beneficiar com mais segurança um milhão de soteropolitanos, a partir desta quinta-feira (2). Isso porque moradores de bairros como Bonfim, Caixa D'Água, Calabar, Calçada, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Vila Laura, Centro Histórico e Comércio vão contar com uma unidade policial bem equipada, o que garante uma melhor prestação dos serviços à população.

Também foram entregues na manhã desta quinta (2) a requalificação da Praça dos Veteranos e da Ladeira do Cine Pax, tradicionais espaços do Centro Antigo, que estão sendo valorizados. As intervenções na região da Baixa dos Sapateiros fazem parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, que pretende ampliar os espaços públicos, valorizar a arquitetura antiga e criar locais que possam ser utilizados pela população para o lazer com segurança.

A cerimônia de entrega das novas intervenções contou com a participação do governador Jaques Wagner e dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Manoel Ribeiro, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Durante o evento no quartel, o governador foi recebido com honras militares e visitou a capela, acompanhado do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e o memorial da corporação.

De acordo com o governador, toda a requalificação da Baixa do Sapateiros faz parte de uma política de valorização da cidade e também da melhoria na segurança. "Foram incorporados diversos equipamentos ao Corpo de Bombeiros, e a intenção é trazer a Polícia Militar, responsável pela região, para um prédio ao lado do quartel, para reforçar o trabalho que já é realizado no Centro Antigo".

1º GBM

Somente no quartel foram investidos R$ 6,219 milhões para equipar o prédio com museu, sala de ensaio para banda de música, capela, biblioteca, alojamento, refeitório, academia e estacionamento. O prédio, que fica na Praça dos Veteranos, foi construído em 1917 e foi o primeiro imóvel feito para abrigar o Corpo de Bombeiros.

Praça dos Veteranos e Ladeira do Cine Pax

A recuperação desses espaços, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), por meio da Diretoria de Centro Antigo, incluiu instalação de iluminação pública, sinalização de trânsito, reforma dos passeios com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, paisagismo e novo piso. Além disso, a reforma ainda revitalizou as fachadas dos imóveis no entorno da praça e contemplou escadarias
Fonte:Secom

Nenhum comentário: