quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Armando Avena - Reeleição de Dilma e as Demandas da Bahia



A Bahia foi protagonista na vitória que deu o segundo mandato à Presidente Dilma Rousseff.  A Presidente reeleita venceu na quase totalidade dos municípios do  Estado, teve 70,1% dos votos e obteve 2,9 milhões de votos de vantagem para a candidata do PT, ou seja,  85% dos 3,4 milhões de votos que a colocaram à frente do seu oponente Aécio Neves.

Além disso, a Bahia elegeu o governador Rui Costa do PT e a Presidente teve no atual governador do Estado, Jaques Wagner, um alinhado de primeiro nível que deverá ocupar um dos principais ministérios do novo governo de Dilma.

Baseado nesse apoio incondicional, a Bahia pode se beneficiar sobremaneira do alinhamento com o governo federal e, dessa forma, viabilizar seus principais projetos.  Na área social,  o governador eleito tem o desafio imediato nas áreas da saúde e da segurança, setores que necessitam de reforço urgente nas políticas públicas.

Mas é, no âmbito da economia que a Bahia espera ser contemplada com recursos e ações que possam fazer avançar os setores econômicos do estado.  A dotação de infraestrutura é o maior desafio do governador eleito Rui Costa e da Presidente Dilma Rousseff e nesse campo se inclui a necessidade de agilizar a construção da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul de modo a integrar a Bahia ao mapa do escoamento da produção nacional.

Além disso, é imperioso atuar no sentido de modernizar o Porto de Aratu e dar nova cara ao sistema portuário baiano. Urge também definir o marco ferroviário da Bahia, que já não será baseado nas ferrovias operadas pela Ferrovia Centro Atlântica, mas que tampouco tem cronograma para construção das novas ferrovias anunciadas.

Ainda no âmbito da infraestrutura é indispensável resolver a questão da BR 324, principal ligação da capital do estado com o Brasil e que hoje encontra-se deteriorada, e também concluir a duplicação da BR 101, Norte e Sul.

As obras de mobilidade urbana, que já estão em andamento a bom termo, devem ser agilizadas, inclusive o metrô,  com a construção acelerada da Linhas 2.

No âmbito das medidas diretamente vinculadas à presidência da República existem questões imediatas a serem resolvidas como a questão do preço da nafta e  dos contratos de fornecimento de energia pela Chesf, que afetam diretamente as cadeias produtivas da Bahia.

A ampliação da qualificação e capacitação da mão-de-obra do estado, programa que já se desenvolve através do Pronatec e outros, é também da maior importância.  Esses são apenas alguns dos segmentos da economia baiana que estão a demandar ações dos governo estadual e federal.

A posição de liderança que a Bahia assumiu na eleição da presidente Dilma Rousseff dá ao Estado não apenas um forte vinculação ao governo federal, mas também a certeza de que a Presidente reeleita voltará seus olhos para o Estado e para a solução dos seus problemas. 
Armando Avena

Nenhum comentário: