quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dados e Fatos - Petrobras

Módulos da plataforma P-66 seguem rumo ao estaleiro integrador

29.Out.2014
prontos e embarcados na balsa São Tomé os primeiros módulos da P-66, que foram construídos na Fábrica de Módulos do Consórcio Tomé Ferrostaal, localizada no Porto de Maceió, em Alagoas. Os módulos de processamento de óleo (M08) e de processamento de óleo e tratamento de água produzida (M10) seguirão viagem até o Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, com saída prevista para amanhã (30/10). A previsão de chegada da Balsa São Tomé ao seu destino é 12 de novembro. A balsa São Luís transportará os módulos de lançadores, recebedores e manifolds (M09A e M09B) até o final de novembro.
O Estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis (RJ), foi contratado para realização da integração da P-66 e da P-69. A integração inclui a operação de içamento e montagem dos módulos sobre o casco e as interligações e testes dos módulos entre si e com os sistemas do casco. O casco da P-66 encontra-se em fase de testes finais no Estaleiro Rio Grande 1 (ERG-1), localizado em Rio Grande (RS), e seguirá ainda em novembro também para Angra dos Reis.
Nesta quarta-feira (29/10), foi realizada a cerimônia de entregados módulos e batismo das balsas de transporte São Tomé e São Luís, ambas construídas especialmente para atender ao projeto Replicantes. As duas balsas pertencem ao Consórcio Tomé Ferrostaal e sua construção ocorreu em Manaus (AM), no Estaleiro Juruá.
A P-66 é a primeira plataforma da série de seis FPSO Replicantes, que estão em construção para atendimento às demandas de produção de petróleo do pré-sal da Bacia de Santos. A prontificação e o transporte dos módulos fabricados em Maceió marcam o início da fase de integração dos FPSOs Replicantes, responsáveis por contribuir para a disponibilização da capacidade de produção para a nossa meta de produzir 4,2 milhões de barris por dia em 2020. FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo.
Blog da Petrobras

Nenhum comentário: