terça-feira, 21 de outubro de 2014

Importantes noticias da Bahia e de seu governo

21/10/2014 19:20 

01-Esportes

Emoção marca chegada do maratonista aquático Allan do Carmo à Bahia

Somos campeões do mundo”. A frase, gritada a plenos pulmões, na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador, por Walmir Mamédio, pai do nadador baiano Allan do Carmo, deixou amigos e familiares emocionados durante o desembarque do campeão mundial de Maratonas Aquáticas de 2014, nesta terça-feira (21).

Recebido com muita alegria por fãs, amigos e familiares, Allan do Carmo não escondeu a emoção. "Eu ofereço o título de campeão a toda minha equipe e ao povo baiano". Com a mesma empolgação, ele citou o apoio que vem recebendo há nove anos (desde 2005) pelo programa FazAtleta, com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), na categoria Esporte Amador Olímpico e Paralímpico da Bahia (atletas e equipes).

Sorridente, mesmo depois de mais de 50 horas de viagem, da China ao Brasil, o atleta disse que não esperava tanta alegria, emoção e carinho. “Estou muito feliz. Este título é uma resposta ao meu trabalho e da minha equipe. É o primeiro conquistado por um brasileiro na competição e quero agradecer a todos que sempre acreditaram em mim, em especial, à minha família”.

Outras conquistas

O campeão afirmou que vem tendo um ano muito produtivo. “Em oito provas disputadas, conquistei cinco pódios e duas vitórias. O triunfo valeu a pena pelos anos que eu bati na 'trave', sem a conquista final”. Allan do Carmo lutava pelo título desde 2009, quando foi vice-campeão. Depois, em 2012 e 2013, terminou as provas em 3º lugar.

Para ele, o ano esportivo ainda não acabou. Allan tem a final do Brasileiro, em Inema, onde está liderando. As duas provas, de cinco e 10 quilômetros, serão nos dias 13 e 15 de novembro. Depois acontece seletiva para o Mundial de Kazan, no dia 7 de dezembro. Férias só depois da Travessia Mar Grande Salvador. “Eu e meu treinador, Rogério Arapiraca, estamos trabalhando para conquistar a tríplice coroa. Venci o Sul-americano, o Mundial e estou pronto para ganhar o Brasileiro”.

Melhores do ano

Com o título da temporada, Allan do Carmo está cotado para levar o prêmio de ‘Melhor Nadador de Águas Abertas de 2014’. Ele foi indicado junto com o russo Evgeny Drattsev, o alemão Thomas Lurz, o francês Axel Reymond, o macedônio Tomi Stefanovski e o holandês Ferry Weertman. Com dois troféus nas mãos, o nadador desfilou em um carro aberto do Corpo de Bombeiros do terminal aéreo até a sua casa, no bairro do Itaigara.

No último sábado (18), Allan confirmou o título de campeão da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Hong Kong, terminando a competição com 121 pontos, enquanto os alemães Thomas Lurz e Christian Reichert tiveram, somaram 88 pontos. Outro brasileiro, Samuel Villarinho, ficou em 4º lugar no geral, com 86. Matematicamente, o baiano já havia conquistado o título ao vencer a penúltima prova do ano, realizada no dia 12 de outubro na China.

FazAtleta

O diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, que recebeu o atleta na chegada a Salvador, comemorou a maneira como Allan do Carmo valorizou o apoio recebido do FazAtleta. “Este programa, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte [Setre], e realizado em parceria com a Secretaria da Fazenda [Sefaz], tem sido importante para muitos atletas baianos”. Para ele, as conquistas de Allan e de Ana Marcela destacam e valorizam a natação baiana. “Há que se ressaltar também o fato do atleta ter apenas 25 anos e um futuro brilhante pela frente. Esperamos vê-lo nas Olimpíadas Rio 2016, conquistando a medalha de ouro para o Brasil”.

Walmir Mamédio, ao lado da esposa Maria Augusta, disse que “esta conquista do meu filho Allan deve servir para fazer com que os empresários baianos atentem para apoiar os novos talentos, que surgem a cada dia, em todo o estado”. Para a professora de natação, Verbena Lis, namorada de Allan, “o apoio do FazAtleta para que Allan não saísse da Bahia foi fundamental. Hoje ele é um campeão mundial que representa todos nós. A vitória foi merecida pelo filho que é e pela dedicação à natação brasileira”.


 Chineses apresentam protótipos dos veículos que serão fabricados em Camaçari
A missão baiana composta por representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que foi à China com o objetivo de tratar dos últimos detalhes para a implantação das fábricas da JAC Motors e da Foton, retornou do país asiático com boa surpresa na bagagem. As montadoras chinesas apresentaram aos técnicos os protótipos dos veículos que serão fabricados nas unidades das duas montadoras no Polo Industrial de Camaçari.

“Tivemos uma ótima surpresa. Fomos discutir os últimos detalhes - principalmente com relação ao empréstimo via Desenbahia - para a implantação das unidades, em Camaçari, e a equipe foi apresentada aos modelos dos veículos que serão fabricados aqui”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

Durante quatro dias, a missão baiana esteve reunida com a cúpula da JAC Motors, na cidade de Hefei, e com a da Foton, em Pequim. “Nesse período, mantivemos contato direto com dirigentes e equipe técnica das montadoras envolvidas nos dois projetos”, informou o subsecretário Luiz Gonzaga de Souza.

Na visita, a missão baiana ficou sabendo também que boa parte dos componentes e equipamentos para a instalação das unidades das duas montadoras, em Camaçari, já está pronta para ser embarcada. “Depende apenas da liberação do financiamento pela Desenbahia para entrarem no navio”, afirma Souza. A missão do governo baiano se comprometeu com os chineses a assinar o contrato de financiamento da JAC Motors, até esta sexta-feira (24), e o da Foton, até 20 de novembro.

De acordo com o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), a assinatura dos contratos permite a renovação dos incentivos do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto), liberando, inclusive, as importações necessárias para que as duas montadoras consolidem a participação nas vendas no mercado nacional.


 Mobilidade

21/10/2014 19:45

Usuários já utilizam Metrô de Salvador de segunda a sexta-feira até às 18h

Em funcionamento há aproximadamente cinco meses, o Metrô de Salvador tem feito cada vez mais parte da rotina dos soteropolitanos. A estudante de enfermagem Mairan Lima é um exemplo. Ela passou a utilizar o modal, próximo do horário de ‘pico’, para ir ao curso e reconhece a facilitação promovida pelo novo meio de transporte.

“O tempo melhorou bastante. Eu pegava um ônibus da Brasilgás para o Retiro e depois outro para [assistir às aulas do] meu curso que fica no Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré. Nesse percurso, eu levava em média uma hora. Agora que passei a utilizar o metrô o tempo diminuiu para 15 minutos”.

O metrô da capital baiana ampliou o horário de funcionamento. De segunda a sexta-feira, os usuários passam a dispor do transporte das 8 às 18h, e nos sábados, das 8 às 13h. A operação continua de forma assistida e com acesso gratuito. Para quem perdia muito tempo nos deslocamentos na cidade, como a dona de casa Telma Ribeiro, são muitos os benefícios.

“A segurança no percurso do Metrô está ótima. Os agentes são bem treinados, educados e informam tudo direitinho para os usuários. Além disso, é importante destacar o conforto. É tudo limpo e climatizado. Está sendo muito agradável andar de metrô”, afirma.

O conforto faz do modal uma alternativa para passeio em família. A camareira Ana Angélica aproveita o tempo que tem disponível para curtir a companhia da filha, Daniela Teixeira, 29 anos, e do neto Guilherme, 2. “É um passeio tranquilo. Nos sentimos seguros e admiramos a cidade de um ângulo que normalmente não vemos”.

Economia de tempo e dinheiro


Para a lojista Eva Mota, o uso do metrô resulta em economia de tempo e dinheiro. “Tem pontos da cidade em que o trânsito é bastante complicado. Como estava chegando atrasada com frequência no trabalho, ouvi o conselho de uma amiga e passei a deixar meu carro em um shopping perto da Estação do Retiro e vir para a Lapa”.

O sistema metroviário tem atualmente extensão de 7,3 quilômetros, que liga a Lapa ao Retiro, passando pelas Estações do Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte. Desde a inauguração, no dia 11 de junho deste ano, mais de um milhão de embarques já foram registrados. A continuação da Linha 1 do Metrô está com obras avançadas. A previsão é que o serviço chegue até Pirajá em janeiro de 2015.
 Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: