quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Terminal Maritimo deverá entrar em funcionamento normal a partir de Dezembro



 
Após o período de funcionamento experimental durante a Copa do Mundo, o Terminal Marítimo de Salvador deverá finalmente entrar um funcionamento normal a partir de dezembro, segundo prevê a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A confirmação, contudo, depende da Secretaria Especial dos Portos, que definirá uma data oficial para a entrega do equipamento.
 
De acordo com o órgão estadual, a única etapa da obra que falta à estrutura física para garantir seu pleno funcionamento é a instalação elétrica, a ser realizada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) – O equipamento funciona atualmente com um gerador de energia – dentro dos próximos 15 dias. O Terminal Marítimo já está funcionando para o embarque e desembarque de passageiros dos cruzeiros que chegam diariamente à capital baiana. Esta área específica fica no térreo do prédio, e já conta com toda estrutura necessária para as operações de viagem necessárias a todo terminal deste porte, como o posto obrigatório da Polícia Federal integrada à Receita Federal. Atualmente o equipamento é administrado pela Codeba.  
 
Ganhará a licitação, a empresa privada que apresentar a melhor proposta de ocupação do espaço, com o preço acertado pelo arrendamento do terminal. O processo licitatório deve durar de 60 a 90 dias, entre o lançamento do edital e a escolha da empresa. Embora, esta etapa ainda pareça longe, a Codeba adianta que já foi procurada por empresas gestoras de terminais marítimos e centros de comércio e lazer (como shoppings e galerias), que já demonstram interesse em gerir o novo terminal de passageiros da Cidade Baixa.
 
O terminal ocupa uma área total de 11 mil m², dos quais 7.680 m² de área construída, inclui uma esplanada com 3 mil m² que vai descortinar para Avenida da França e o mar da Baía de Todos os Santos, com a vista do Forte de São Marcelo. A expectativa é que o equipamento possa contribuir com a revitalização do Comércio, sendo acessado tanto pelos turistas quanto pelo cidadão soteropolitano. Para a construção do novo terminal, foram investidos R$ 36 milhões por parte do Governo Federal, através da Secretaria Especial dos Portos, em parceria com a Prefeitura de Salvador, que elaborou o projeto básico e o governo do Estado, responsável pelo projeto executivo de engenharia. (Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário: