Dirigentes de quatro dos maiores fundos de investimentos do mundo – Advent, Darby e Macquaire, dos Estados Unidos da América (EUA), e CPPIB, do Canadá – foram convidados pelo governador Jaques Wagner a visitar a Bahia, para conhecer em detalhes a economia do estado. O convite foi feito na terça-feira (14), em Nova York (EUA), durante uma reunião da Missão Oficial do Governo da Bahia com investidores locais.
Os Fundos têm uma grande quantidade de recursos para investir e estão muito interessados no mercado brasileiro, sendo que o Advent já tem muitos investimentos no país, em diversos setores, principalmente prestação de serviços. Os demais estão iniciando uma aproximação e têm interesse em projetos de infraestrutura ligados a transporte (portos, aeroportos, rodovias, ferrovias), petróleo e gás (gasodutos, etc.), energia (gás, eólica e solar).
O CPPIB é um fundo público, compostos por todos os cidadãos do Canadá, que pagam contribuições mensais para retirá-las após a aposentadoria.
No evento desta quarta-feira (15), o governador falou a dirigentes da McKinsey & Company e da Bloomberg sobre o crescimento da Bahia, os grandes investimentos que estão sendo recebidos pelo estado e os grandes projetos de infraestrutura em implantação e elaboração, tais como as ferrovias Oeste-Leste e Centro Atlântica, o metrô de Salvador, a ponte Salvador-Itaparica, e os portos Sul, de Aratu e de Salvador.
Também este presente o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, que apresentou o o projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, que integra o plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e eixo litorâneo sul, e terá o edital de concessão lançado no primeiro trimestre de 2014.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e do presidente da Empresa de Planejamento e Logística, que é vinculada ao Ministério dos Transportes, Bernardo Figueiredo.
SEPLAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário