Decreto amplia área protegida do Parque do Pituaçu
O Parque Metropolitano de Pituaçu tem seus limites alterados de 378 hectares para uma área de 392 hectares. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (17). Com a nova poligonal, o parque, uma das mais importantes áreas de remanescentes da mata atlântica de Salvador, contará com ações estruturantes que serão executadas a partir deste ano até 2014.
De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o Parque de Pituaçu tem um grande valor para Salvador, devido à sua importância ambiental, social e cultural. “A requalificação vai acontecer de forma gradual, garantindo a reestruturação física e a valorização dos recursos naturais, com a participação da população e amparada por diretrizes legais”.
Dentre as ações previstas a partir da nova poligonal, está a implantação do parque ecoesportivo e lazer, a recuperação da ciclovia, construção de pista de skate e anfiteatro para apresentações ao ar livre. O projeto de revitalização contará também com intervenções estruturantes, a exemplo da implantação de iluminação e sinalização, reforma de posto de segurança e estacionamento e recuperação dos quiosques.
O projeto prevê ainda a construção de uma casa sustentável, que abrigará o Memorial Milton Santos e a Biblioteca do Meio Ambiente Paulo Jackson, além da criação de um centro multimídia, um auditório e restaurante panorâmico.
Revitalização da lagoa
Com o objetivo de limpar a água da lagoa do parque, será feita a retirada das macrofitas (plantas aquáticas), que dificultam a oxigenação e sobrevivência dos animais. Além disso, serão retirados os sedimentos acumulados, para recuperação da vegetação da encosta da lagoa
AGECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário