quinta-feira, 23 de maio de 2013

Chegam à Bahia silos para a construção do Complexo Acrílico



Investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão, o Complexo Acrílico da Basf -  localizado no Polo Industrial de Camaçari – começa a tomar forma com a chegada de quatro silos ao Porto de Aratu - diretamente da China - no próximo domingo (26.05). 
Nos próximos meses, o empreendimento da multinacional alemã dá a partida a uma das principais etapas para a sua instalação:  o transporte dos equipamentos - máquinas de grande porte, com dimensões expressivas – do Porto de Aratu ao Polo de Camaçari. 
A primeira fase acontece a partir do próximo domingo com a chegada dos silos, a segunda ocorre entre os meses de julho e setembro, com a chegada de uma coluna de 68 metros e 480 toneladas e os reatores; e a terceira e última etapa entre fevereiro e março de 2014, com a chegada de outros equipamentos. 
Os quatro silos têm alturas entre 4,9 e 5,8 metros e foi montada toda uma logística para o transporte até o Polo de Camaçari.
Eles fazem parte da fábrica de superabsorventes, componentes ativos para uso em fraldas de bebês e outros itens de higiene. 
Devido ao grande porte dos equipamentos, a operação vai contar com o apoio da Marinha, através da Base Naval de Aratu, do governo da estadual, do Cofic, da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Rodoviária Federal, das prefeituras de Salvador, Simões Filho, Camaçari e Dias Dávila, e das concessionárias Bahia Norte e Via Bahia.
“O Complexo Acrílico trata-se do  maior investimento na história da Basf no Brasil e também um dos mais significativos para a Bahia“, diz o seceretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.
Cuidados - Segundo Peter Fayterna, responsável pela logística do projeto Complexo Acrílico, para que estes equipamentos cheguem ao local do investimento, no Polo Industrial de Camaçari, os possíveis trajetos foram estudados e avaliados por equipes de especialistas e engenheiros nas esferas pública e privada, considerando as características estruturais das rodovias e condições específicas para o transporte das cargas.
De acordo com a Basf, durante o transporte dos equipamentos do Porto de Aratu até o Polo de Camaçari, todos os cuidados estão sendo tomados de forma a  mitigar ao máximo os transtornos aos usuários das rodovias, bem como comunidades do entorno. “Estabelecemos um diálogo com todos os envolvidos no processo, e com as comunidades“, diz Fayterna.
Segundo ele, os parceiros contratados e responsáveis diretos por estes transportes especiais são a empresa José Rubem e a Megtranz,  ambas com bastante conhecimento, experiência e vivência  no transporte de cargas especiais.

Fonte: SICM

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