segunda-feira, 27 de maio de 2013

CICERO MONTEIRO - SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO



Bahia Econômica:  O Governo do Estado está lançando o edital para finalização da linha 1 do metrô e para implantação da linha 2. Qual a previsão de início dessas obras? Qual o montante de recursos alocados para essas duas intervenções urbanas?

Cícero Monteiro: A Licitação para a PPP do Sistema Metroviário foi lançada na última sexta-feira, pelo governador Jaques Wagner. O leilão viva voz na BM&FBovespa está previsto para o mês de julho, sendo que as obras devem iniciar entre os meses de setembro e outubro. Estão sendo investidos recursos da ordem de R$4 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão é oriundo do orçamento da União, R$ 1 bilhão de financiamento do governo estadual, R$ 280 milhões são o saldo do atual convênio da CBTU com a CTS, e o restante será investimento aportado pela concessionária vencedora da licitação.

B.E: Alguns analistas afirmam que a linha do metrô ligando Lauro de Freitas ao Bonocô não tem a mesma importância em termos de mobilidade e de número de passageiros do que a linha que levaria a Cajazeiras. Qual a sua opinião sobre essa questão?
C.M: As duas linhas serão muito importantes. O crescimento e desenvolvimento da cidade alteraram a distribuição das regiões geradoras de emprego, estudo, bem como as áreas residenciais. Os estudos já apontam o equilíbrio de demanda nas duas linhas estruturantes que irão atender as futuras ocupações. Já foram iniciados, inclusive, os estudos para uma nova estação rodoviária na região de Águas Claras e prevê-se que a demanda será crescente nas duas linhas.

B.E:  A Via Expressa é uma obra que foi iniciada no começo do Governo Wagner. Em que estágio essa obra se encontra e qual a sua perspectiva de conclusão?
C.M: As obras da Via Expressa foram iniciadas em 2009 e ocorreram alguns percalços como períodos de chuvas intensas, acima do nível esperado, e principalmente a burocracia dos trâmites de desapropriação das áreas. A Via Expressa, que é a maior intervenção viária urbana em execução no Brasil, já atende a população desde o final de 2010, quando foram liberados os viadutos e acessos da Rótula do Abacaxi e do Cabula. Em 2012, foram entregues para uso os trechos da nova e ampla Avenida Heitor Dias e os acessos da Baixa de Quintas. Falta apenas o trecho final da Estrada da Rainha e dos túneis de acesso para o Porto de Salvador que devem ser entregues em agosto desse ano. Atualmente a obra se encontra com cerca de 94% de execução e em breve teremos facilidades para acessar a Cidade Baixa, Comércio, Lapinha, Soledade, Caixa d’Água e Porto, além das áreas já beneficiadas.

B.E:  Em relação ao complexo de viadutos do Imbuí e à duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, já existem recursos alocados?
C.M: Sim. As ordens de serviço foram dadas mediante a locação de recursos que neste caso terão origem no Proinvest, captado junto ao BNDES.

B.E:  Qual a perspectiva de início dessas obras (complexo de viadutos do Imbuí e à duplicação da Avenida Pinto de Aguiar)?
C.M: As obras dos viadutos do Imbuí e de Narandiba já foram iniciadas. Em relação à Avenida Pinto de Aguiar a empresa já foi contratada e está iniciando o processo de mobilização.

B.E: – O Governo do Estado iniciou nos últimos meses um conjunto de obras de mobilidade urbana em Salvador. Essas obras estavam previstas num Plano Diretor Urbano ou são intervenções pontuais?
C.M: As intervenções estão completamente alinhadas com o Plano Diretor Urbano da cidade de Salvador e foram apontadas através dos diversos estudos realizados pelo governo estadual, inclusive o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI de mobilidade urbana em que foi indicada as necessidades imediatas de intervenção em Salvador e Lauro de Freitas. É um programa ambicioso, que certamente colocará a cidade em outro patamar, trazendo benefícios de qualidade, segurança e rapidez no deslocamento das pessoas. Daqui a um ano diversas intervenções serão entregues e até 2016 todo o conjunto, transformando o perfil da mobilidade na cidade.

B.E:  Em que estágio se encontra o Projeto da Ponte Salvador-Itaparica? Já existe uma engenharia financeira montada para o projeto da ponte ou há apenas especulações?
C.M: Este projeto proporcionará um novo ciclo de desenvolvimento econômico às regiões mais próximas e é estratégico para a Bahia. A coordenação geral dos trabalhos está a cargo da Seplan, e a Sedur participa deste grupo atuando principalmente nas questões urbanísticas. Atualmente o projeto está em fase de complementação dos estudos. Já foram licitados estudos de engenharia, ambientais e urbanísticos. A engenharia jurídica e econômico-financeira também será detalhada durante esse processo.

B.E: – A respeito do interior do estado, quais as principais obras que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vem tocando?

C.M:
 Integrando as ações de enfrentamento aos efeitos da seca destacamos a recém-inaugurada Adutora do São Francisco, que vai beneficiar cerca de 350 mil moradores de 16 municípios da microrregião de Irecê. Assim como a nova adutora, a Embasa está executando intervenções nos sistemas de abastecimento de água de 109 municípios que estão em situação mais crítica. As ações ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão, incluindo recursos próprios da empresa e oriundos dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional.  Além disso, já foram construídas, através do programa estadual Casa da Gente em parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida, 100 mil novas unidades habitacionais, em 392 municípios do estado, garantindo moradia digna para milhares de baianos e baianas.

B.E: Qual a expectativa de construção de novas moradias no plano estadual de habitação?
C.M: Estão previstos por meio dos dois programas, Casa da Gente e Minha Casa, Minha Vida, a construção de cerca de 100 mil novas moradias, entre unidades em execução e contratadas. Nesse número, estão contabilizadas não somente as moradias nas grandes cidades, mas também as unidades para comunidades tradicionais, para a zona rural, visando o enfrentamento do déficit habitacional quantitativo e qualitativo.

B.E: O senhor tem alguma informação sobre a proposta de realocação da rodoviária que fica situada na região do Iguatemi?
C.M: Os estudos foram iniciados com a equipe de governo e está sendo indicada uma área localizada na região de Águas Claras. Será mais um grande projeto capitaneado pelo governador Wagner, com uma modelagem específica. De toda forma o edital para a PPP do metrô já prevê a expansão da Linha 1 do metrô para ser integrada a esta nova rodoviária, além de atender a região de Águas Claras e Cajazeiras.

Bahiaeconômica

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