A o início da construção da unidade fabril da empresa chinesa Foton Motors, em Camaçari, só deve acontecer em 2014. As previsões eram de que a fábrica começaria a produzir ainda este ano, no entanto, em entrevista ao Bahia Econômica, o diretor executivo da Foton Motors do Brasil, Osmar Hidalgo, explicou os motivos do atraso.
Hidalgo informou que apesar de ainda não ter sido iniciada a estrutura física da fábrica, alguns procedimentos estão em andamento. Ele afirmou que a empresa - a maior fabricante de caminhões do mundo - já elaborou o projeto para a fábrica em um Instituto de Design e, neste momento, engenheiros brasileiros estão adequando esse projeto às normas brasileiras.
“O projeto está sendo analisado à luz das leis brasileiras por engenheiros registrados no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia) para depois darmos entrada na licença ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e começar a terraplanagem”, relata o diretor ao Bahia Econômica.
Esse processo de adaptação deve ser concluído ainda no segundo semestre deste ano. Já a primeira etapa das obras em Camacari só deve ocorrer em meados de 2014. Com isso, espera-se que a fábrica entre em funcionamento no final do ano que vem, revela Hidalgo.
Em setembro de 2012, a empresa chinesa firmou um protocolo de intenções com o governador Jaques Wagner para a instalação da unidade em Camaçari. Na ocasião, a Foton anunciou que investirá inicialmente US$ 300 milhões em uma área de 1 milhão de metros quadrados. A área reservada para a empresa ainda não teve sequer a terraplanagem.BahiaEconômica
Nenhum comentário:
Postar um comentário