quinta-feira, 16 de maio de 2013

Codeba diz que uma das dificuldades é a profundidade do calado, local onde os navios fazem a manobra para atracar

Deputados conhecem obstáculos para obras no Porto do Malhado


O Porto do Malhado, localizado em Ilhéus, vive um momento de grandes expectativas tanto por parte do governo quanto da sociedade.
A necessidade de revitalização não é novidade para ninguém, porém na manhã desta quarta-feira os deputados tiveram a oportunidade de se aprofundar nos obstáculos que norteiam a necessidade de revitalização do porto.
As informações foram dadas pelo diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, que detalhou os dois principais problemas na reunião da Comissão do Porto Sul.
De acordo com o diretor-presidente da Codeba, a primeira dificuldade do Porto do Malhado é a profundidade do calado, local onde os navios fazem a manobra para atracar no porto.
Atualmente, com nove metros e meio de profundidade, os grandes navios dependem da maré cheia para encostar no porto, mas, pelos cálculos, este calado deveria chegar a 14 metros de profundidade.
Uma dragagem seria necessária para ajustar a profundida que segundo José Rebouças nada mais é do que a formação de cedimentos trazido pela maré.
A autorização para a realização do procedimento foi solicitada ao Ibama há 18 meses entretanto somente há pouco tempo a obra foi liberada pelo órgão.
Ainda segundo o presidente da Codeba, ontem mesmo seria lançado o edital de licitação para as empresas que têm o interesse de concorrer para a realização da obra no porto.
O prazo para início da obra é de 90 dias, porém ele ressaltou que 25 dias são suficientes para a dragagem do calado.


Fonte: Diário Oficial

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