sexta-feira, 24 de maio de 2013

Balanço do governo Wagner


Publicação traz balanço das principais ações do Estado nos últimos seis anos


Veículos de comunicação, empresários e a população baiana podem conhecer melhor as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com o lançamento da revista ‘6 anos de Governo’, que tem como tema ‘Faz mais pela Bahia. Faz mais pelos baianos’. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (23), no Palácio Rio Branco, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Comunicação, Robinson Almeida e outras autoridades.
Acesse a versão digital
Com 120 páginas, a revista tem uma programação visual moderna e informações sobre as principais ações do Governo do Estado entre 2007 e 2012. As informações não estão agrupadas por secretarias, mas por áreas, com ações e programas comuns entre os diversos setores do governo. Durante a cerimônia foi lançado também o livro ‘Baianos’ do fotógrafo Manu Dias, coordenador de fotografia da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).
Segundo o governador, a boa qualidade da informação é um direito da democracia e da cidadania. “Aqui não se trata de uma ação de propaganda, é muito mais uma prestação de contas, colocando o conjunto daquilo que foi realizado. Este é um dever de qualquer governante, explicar e prestar conta aos donos do poder, que é o povo”.
Destaques
Dentre os assuntos abordados na revista, Wagner destacou a atração de investimentos, que ele classificou como fundamental. “São quase 400 novas empresas implantadas ou em implantação, que geraram, em seis anos e quatro meses, 519 mil novos empregos. Eu destacaria também as obras para a convivência com a seca. Estou chegando agora do interior, a adutora do São Francisco é uma obra grandiosa que representa a redenção daquela região”.
O jornalista Ney Bandeira, diretor da TV Aratu e representante das TVs privadas no Conselho Estadual de Comunicação, aprovou a iniciativa da publicação. “Quanto mais você informa, muito mais credibilidade você passa pelo seu trabalho, e a Secretaria Estadual de Comunicação tem tido uma atuação muito eficaz, muito presente. A revista é um meio muito interessante de se fazer o balanço das ações do governo e a sua publicação já é muito esperada no mercado”.
Serviço
O secretário Robinson Almeida disse a comunicação tem que ser entendida como um serviço. “A população tem o direito de se informar e acompanhar as ações de governo. Nós fazemos isto por vários instrumentos, seja pelo conteúdo das notícias produzidas diariamente, por meio da publicidade e também com publicações como esta, proporcionando ao leitor uma visão de conjunto do estado”.
De acordo com o secretário, a revista é um balanço do conjunto de ações realizadas pelo Estado, incluindo obras sociais e de políticas públicas de saúde, educação, segurança, água, saneamento, infraestrutura e logística. “Com isso o governo cumpre seu papel de prestar conta das suas ações, descortinando também o futuro, falando sobre a Ferrovia Oeste-Leste, a Ponte Salvador-Itaparica, o metrô Salvador-Lauro de Freitas, obras que vão mudar definitivamente o nosso desenvolvimento econômico, interiorizando as oportunidades”.
Baianos
Manu Dias disse que a ideia do livro de fotografia começou em 2005, quando ele concluiu outro trabalho, chamado ‘A alma das ruas’. “Com o final de um projeto, comecei a pensar em outro, sobre a formação étnica do nosso povo, e comecei a pesquisar, aproveitando a oportunidade de trabalhar com o governador Jaques Wagner, o que me proporcionou uma mobilidade muito grande.
Manu diz que fez uma pré-seleção de 1,5 mil imagens, das quais foram escolhidas cem. “É uma tentativa de apresentar um mosaico de cada pedacinho da nossa cultura, da nossa sociedade, do povo baiano

Nenhum comentário: