Lançado edital de licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas
O edital de licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi lançado nesta sexta-feira (24), em solenidade no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, com a presença do governador Jaques Wagner, dos prefeitos ACM Neto (Salvador) e Márcio Paiva (Lauro de Freitas) e dos secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano).
Durante a cerimônia, o secretário Rui Costa fez uma apresentação sobre o planejamento do Estado para os próximos passos do metrô. Segundo ele, no total, serão 41,2 km de extensão e 11 terminais de integração. Ele ainda destacou que outras intervenções em mobilidade urbana também serão realizadas em Salvador, como a implantação de corredores transversais, com a construção e duplicação de vias.
Um leilão para definir a operadora do sistema será realizado a partir do dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e no dia 30 do mesmo mês, será publicada a proposta vencedora. A assinatura do contrato será em setembro e o início das obras a partir de outubro.
A empresa vencedora vai ter 180 dias para apresentar um projeto de extensão da Linha 1 até Águas Claras. Também está previsto no edital a finalização da Linha 1 (trecho Acesso Norte - Pirajá), a construção da Linha 2 (Bonocô - Lauro de Freitas) e operação de todo o sistema metroviário.
A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de mais de R$ 4 bilhões.
“São intervenções que mudarão a face de Salvador e Lauro de Freitas, juntamente com a ponte Salvador-Itaparica, cuja ordem de serviço deixarei assinada até 2014”, afirmou o governador. A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluído até a Copa de 2014, e o segundo até dezembro do mesmo ano.
Consulta pública
O edital do Sistema Metroviário esteve disponível para consulta pública e contribuições durante 90 dias. Nesse período, também foram realizadas audiências públicas em Salvador e Lauro de Freitas para discutir e detalhar o projeto, além de uma missão internacional liderada pelo governador, que apresentou o Sistema Metroviário a investidores europeus e asiáticos.(24/05/2013)
Casacivil
Nenhum comentário:
Postar um comentário