terça-feira, 7 de maio de 2013

Bahia ganha fábrica de torres eólicas

 
Grupo espanhol implanta a Torrebras, em Camaçari. Empresa vai produzir mais de 200 torres por ano

A Bahia receberá, nesta quarta-feira (08.05), sua primeira fábrica de torres para produção de energia eólica, instalada no Pólo Industrial de Camaçari.
A Torrebras, uma empresa do grupo espanhol Daniel Alonso, chega ao estado para implantar um projeto de investimento na geração de energia limpa e atender, num primeiro momento, a demanda do Nordeste na área de energia eólica.
Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, a Torrebras terá capacidade de produção de mais de 200 torres por ano e será estratégica para atender os diversos projetos de energia eólica em andamento ou projetados para o Bahia e outras regiões.
Toda a sua produção do ano de 2013 já está vendida e, esperasse que, em uma segunda etapa, já com capacidade duplicada, a fábrica consiga atender às demandas do mercado nacional.
 
Localizada em um terreno de 120 mil m², a nova planta industrial vai gerar 300 empregos diretos na linha de produção, além das mais de 450 vagas ocupadas em sua fase de implantação.
Valorizando a mão de obra local, a empresa firmou, ainda, parceria com o Senai/Cimatec e está formando alguns de seus funcionários. “Os alunos serão treinados pelos engenheiros espanhóis, especialistas em energia eólica, e terão a oportunidade de um primeiro emprego na área”, explica Álvaro Carrascosa, diretor geral da Torrebras e principal gestor do GDA no Brasil.
 
Atualmente, a Bahia já possui três fábricas de naceles (a Gamesa, a Acciona e a Alstom). Com a instalação da Torrebras e a chegada de um fabricante de pás, a cadeia produtiva do segmento se “completa”, abrindo oportunidades e espaços para outros empreendimentos na área. "É mais uma empresa que chega para a consolidação da cadeia produtiva da energia eólica em nosso estado", diz o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.
 
Com estas novas plantas de produção local, o Estado, que já apresenta um grande potencial eólico, se consolida como um dos principais pólos nacionais na fabricação de equipamentos usados na geração de energia a partir da força do vento.
Uma vez que a dinâmica da geração desta energia conta com as três estruturas já disponíveis no Estado: as torres de sustentação – produzidas pela Torrebras, as naceles (geradores que ficam em cima das torres) e as pás.
 

Fonte: SICM/Ascom Torrebras

Nenhum comentário: