sexta-feira, 3 de maio de 2013

 

Reforma do aeroporto está quase pronta

por
Silvana Blesa _ Tribuna da Bahia
Desde quando foi escolhida para ser uma das 12 sedes para a Copa de 2014, Salvador está se preparando para receber grande quantidade de turistas e, para isso, vários pontos importantes tiveram que passar por reformas urgentes no sentido de garantir uma boa recepção aos visitantes.
O Estádio da Fonte Nova já está pronto, inclusive com jogos realizados no local, o terminal de passageiros do Porto prossegue em ritmo frenético de obras com previsão de conclusão para o próximo mês de agosto. Restam, também, as conclusões das obras do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, principal porta de entrada de milhões de pessoas nas Copas das Confederações e do Mundo, já quase prontas..
Conforme o Superintendente Regional Centro Leste, José Cassiano Ferreira Filho, as obras estão previstas para serem finalizadas no dia 31 de dezembro de 2013. Cassiano ressaltou que a ampliação contemplará a construção da nova torre de controle, com 70% das obras concluídas, ampliação do pátio, com quatro posições de aeronaves, cuja obra está com 65% de conclusão e a reforma do Terminal de Passageiros e do edifício-garagem, com 10% iniciada.
“Estamos trabalhando para entregarmos no dia 31 de dezembro, mas se por acaso atrasar em alguma coisa, teremos até o mês de março para entregar as obras. Já revitalizamos o terminal de ônibus, os banheiros e salas de embarque. Também recuperamos o telhado, reformamos uma parte do piso e trocamos outra parte. Já entregamos as escadas rolantes, trocamos os elevadores e também ampliamos a parte do check-in”, afirmou Cassiano.
O superintendente acrescentou que três novos restaurantes serão inaugurados no 3° piso, no segundo semestre, aonde também irá funcionar uma nova praça de alimentação. “Vamos ter comida japonesa, frutos do mar e um restaurante cozinha internacional. Essas opções serão novidades para os turistas e o soteropolitano, uma vez que o aeroporto não dispunha dessas modalidades de comida”.
As obras estão aceleradas segundo Cassiano e quem desembarca e embarca no local precisa ter muita paciência e colaborar com as ampliações. “O barulho é constante, assim como a poeira se propaga, mas os passageiros têm demonstrado paciência. Temos sinalizações por toda parte e vermos as obras quase prontas é o reconhecimento do esforço dos trabalhadores. A torre será uma das maiores do Brasil se não for maior do que a de Congonhas” declarou o superintendente.
No começo do ano, o governador Jaques Wagner assinou ordem de serviço para obras de ampliação no local, orçadas em R$ 140 milhões. O projeto da Infraero visa ampliar a quantidade de balcões de check-in de 60 para 82 unidades, que serão distribuídas em “ilhas” e um espaço reservado para o web check-in. Além disso, haverá ampliação do estacionamento e da área de desembarque, que terá mais esteiras de bagagem; construção de nova torre de controle, com 63 metros de altura; e modernização do sistema eletrônico, que inclui climatização, iluminação, segurança, informação de voos, combate a incêndio, entre outros serviços.
Outra medida acordada foi à ampliação do balcão de informações da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), que contará com mais computadores e serviços de atendimento ao turista. Outras medidas estão voltadas para o aumento da capacidade de tráfego aéreo no terminal.
O pavimento do Pátio I, que é de asfalto, será substituído por outro, de concreto, medida que permitirá o estacionamento de aeronaves de grande porte. No Pátio III do Terminal de Cargas, serão construídos mais três pontos de estacionamento. Já no Pátio IV, que comporta a aviação civil, a exemplo dos táxis aéreos, haverá ampliação das vias de acesso. 

Nenhum comentário: