Nove empresas vão disputar a concessão do Sistema BA-093
Os envelopes contendo as garantias das propostas foram enviados para a Bolsa de Valores de São Paulo e abertos pela Comissão de Outorga, na última quarta-feira (14)
Pelo menos nove empresas devem disputar a concessão pública para administração dos mais de 125 quilômetros de estradas baianas que compreendem o Sistema Rodoviário BA-093.
Os envelopes contendo as garantias das propostas foram enviados para a Bolsa de Valores de São Paulo e abertos pela Comissão de Outorga, na última quarta-feira (14)
Pelo menos nove empresas devem disputar a concessão pública para administração dos mais de 125 quilômetros de estradas baianas que compreendem o Sistema Rodoviário BA-093.
As interessadas em concorrer enviaram propostas para a sede da BM&FBovespa, em São Paulo, na última quarta-feira (14), quando foram abertos os envelopes e divulgados os nomes das participantes.
Estão concorrendo os consórcios:
01-Rota 093 (formado pelas empresas Delta Construções S.A e Oriente Construção Civil);
02-Invepar-Odebrecht (composto pelos grupos Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura Ltda. e Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A);
03-Integração Metropolitana (resultado da união entre a Companhia e Participações em Concessões e Companhia de Concessões Rodoviárias – CCR);
04-Queiroz Galvão – Cowan (representado pelo grupo Queiroz Galvão Participações-Concessões SA e Construtora Cowan S.A);
05-Rodovias da Bahia (formado pelas empresas Encalso Construções Ltda., Isolux Corsan Concesiones S.A e Engevix Engenharia S.A)
06- Consórcio Terrabrás / ATP / Amorim Barreto (representados pela Terrabrás Terraplenagens do Brasil S.A., ATP Engenharia Ltda. e Amorim Barreto engenharia Ltda.).
Também estão disputando individualmente as empresas
07-Triunfo Participações e Investimento S.A.,
08- Obras y Servicios – Copasa
09- Contern Construções e Comércio Ltda.
O leilão que vai decidir quem será o vencedor está previsto para o próximo dia 3 de maio, também na Bolsa de Valores de São Paulo.
A iniciativa faz parte do Programa de Transparência, do governo da Bahia, com objetivo de prestar contas e esclarecimento à população.
Para o diretor geral do Derba, Berchris Requião, a quantidade de proponentes surpreendeu a todos. “Esperávamos que umas cinco empresas se interessassem, mas tivemos quase o dobro desse número. Isso é muito bom, pois teremos uma concorrência acirrada e quem ganha com isso somos nós, usuários do Sistema, pois sairá vencedora aquela que oferecer a menor tarifa”, disse, ressaltando que a tarifa básica de pedágio, estipulada pelos estudos realizados, em outubro de 2008, foi de R$ 3,35.
De acordo com o edital, a empresa ou consórcio que vencer esta concorrência deverá atuar no trecho por 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Em contrapartida a empresa ficará responsável por realizar uma série de intervenções, inclusive a duplicação de todo o Sistema, que compreende seis rodovias da Região Metropolitana de Salvador (RMS): BAs 093, 512, 521, 524, 526 e 535.
As obras de melhoria devem ser iniciadas logo nos seis primeiros meses de contrato e até o terceiro ano de concessão ampliar a capacidade do tráfego, com a duplicação dos trechos da BA-093 (Entroncamento da BR-324 / Entroncamento de Camaçari), BA-526 (CIA/Aeroporto) e BA-535 (Via Parafuso).
Até o ano de 2020 todo o Sistema será totalmente duplicado, o que representa um investimento da ordem de R$ 805 milhões ao longo dos 25 anos de concessão.
Fonte: Ascom Derba
Fonte: Ascom Derba
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