Centro Cultural beneficiará todo o subúrbio
A área de Nova Constituinte/ Paraguari, na zona suburbana de Salvador, ganhará, brevemente, um Centro Cultural, a ser implantado com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento via Ministério da Cultura (Minc), em convênio com o Ministério das Cidades.
Para viabilizar o equipamento, que beneficiará cerca de 12 mil moradores dos dois bairros e, também, outras comunidades de seu entorno, envolvendo, ainda, toda a população do subúrbio, estimada em 200 mil pessoas, o Minc, através do Programa Mais Cultura, repassará ao Ministério das Cidades R$ 1 milhão 348 mil, cabendo à CONDER a execução das obras.
Uma reunião preliminar, hoje pela manhã, no auditório da CONDER, discutiu aspectos acerca do funcionamento do futuro Centro Cultural Nova Constituinte/Paraguari, com a participação de representantes dos dois ministérios, secretarias do Desenvolvimento Urbano e da Cultura, CONDER e Instituto Elos.
Uma reunião preliminar, hoje pela manhã, no auditório da CONDER, discutiu aspectos acerca do funcionamento do futuro Centro Cultural Nova Constituinte/Paraguari, com a participação de representantes dos dois ministérios, secretarias do Desenvolvimento Urbano e da Cultura, CONDER e Instituto Elos.
O arquiteto Floriano Freaza Amoedo, da CONDER, responsável pela elaboração do projeto de urbanização da área de Nova Constituinte, fez uma explanação sobre as intervenções ali já realizadas pela empresa, cuja primeira etapa abrange as ruas da Glória e do Congo, destacando a importância da execução integral de todo o projeto, não só pelos benefícios que assegurará à população local como também pela articulação da Via Regional com a BA-528 e, consequentemente, com a BR-324, constituindo-se em uma nova alternativa para o tráfego destacando a importresa, cuja primeira etapa abrange as ruas da Gçnstituto Elos de Salvador.
Representando o Ministério da Cultura, Silvana Tamiazi, disse que a proposta do Centro Cultural é valorizar o potencial da comunidade local, aproximando as pessoas, estimulando sua interação com os órgãos responsáveis por serviços colocados à sua disposição. Miguel Cal, do Departamento de Ação Social (Deaso) da CONDER, também ressaltou a importância do Centro Cultural para a comunidade suburbana, dizendo que o equipamento vai juntar-se a outras ações já definidas para beneficiá-la, em execução pela empresa, chamando atenção para garantir sua plena sustentabilidade, evitando, principalmente, o esvaziamento e até a degradação, como ocorreu com os Centros Sociais Urbanos.
A programação foi retomada à tarde, com a realização de um workshop que contou com a participação de representantes das comunidades de Paraguari/ Nova Constituinte/Rua do Congo. As atividades foram coordenadas por Natascha Mendes, do Instituto Elos, que coordena as ações de mobilização e sensibilização comunitárias, voltadas para o Programa Espaços Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Participaram do workshop representantes do Movimento de Defesa da Cidadania do Subúrbio Ferroviário (MOSUF), da Central de Mobilização de Nova Constituinte e do Axé Ylê Yaomi, da Rua do Congo.
Conder
Nenhum comentário:
Postar um comentário