PERGUNTAS FREQUENTES
O que é a Via Expressa Bahia de Todos os Santos?
É o principal projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infraestrutura e logística em Salvador.
Ele cria um novo acesso ao Porto de Salvador para o escoamento da produção baiana, além de transformar profundamente o trânsito na área central da cidade, solucionando problemas de engarrafamentos na Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo Dois Leões e Baixa de Quintas.
Qual o investimento?
A Via Expressa Baía de Todos os Santos prevê o investimento de R$ 381 milhões, sendo R$ 40 milhões de contrapartida estadual, numa parceria entre o governo federal e o governo estadual, na ligação da BR-324 ao Porto de Salvador. Este valor inclui a estrutura física e a desapropriação de 771 imóveis.
Quais as principais características da obra?
No total, a Via Expressa Baía de Todos os Santos possui 4.300 metros de extensão, perfazendo o trajeto de Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo dos Dois Leões, avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte (BR-324).
Neste trajeto serão construídos dez faixas (seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga), três túneis, 14 elevados, quatro passarelas, além de ciclovias e passeios.
Com isso, são estimadas melhorias diretas para cerca de 1,5 milhão de baianos.
Após concluída, os estudos apontam um tráfego de 62,3 mil veículos diariamente, sendo 3,4 mil de cargas e 58,9 mil comuns, utilizando as dez faixas da nova via.
Quais as intervenções previstas de requalificação urbana?
Além dos projetos sociais de mobilização das comunidades do entorno da nova via, estão previstas ações de requalificação urbana e ambiental, como a construção de unidades habitacionais com toda a infraestrutura, o redimensionamento de canais (macrodrenagem) e a urbanização de encostas: Túnel Américo Simas/Ladeira da Água Brusca, Ladeira da Água Brusca/Via Expressa e Via Expressa/Plano Inclinado da Liberdade.
Os dez bairros situados no entorno da via foram submetidos a um diagnóstico social, o que permitiu gerar um cadastro com o número de famílias e de comerciantes existentes no local.
Os dez bairros situados no entorno da via foram submetidos a um diagnóstico social, o que permitiu gerar um cadastro com o número de famílias e de comerciantes existentes no local.
Com isso, 136 famílias foram inscritas no programa federal Minha Casa, Minha Vida, por apresentar renda familiar de até três salários mínimos.
Um projeto habitacional está sendo desenvolvido para abrigar essas famílias em terrenos localizados na região onde as obras estão em execução.
Um projeto habitacional está sendo desenvolvido para abrigar essas famílias em terrenos localizados na região onde as obras estão em execução.
Dos 771 imóveis que serão desapropriados com o projeto, 95% já têm cadastro físico (características do imóvel, como tamanho, número de cômodos, tipo de piso etc.) e 66% já foram avaliados e estão em processo de negociação.
As indenizações têm um custo estimado de R$ 49,2 milhões. As famílias cujos imóveis forem desapropriados terão a opção de utilizar a indenização para a compra de imóvel em outro local ou continuar morando na região.
Qual o ritmo da obra?
De acordo com a Conder, a previsão é que as duas primeiras etapas (frentes I e II), prioritárias para desafogar o trânsito na Rótula do Abacaxi, sejam entregues à população até o final do primeiro semestre de 2010.
Os trabalhos da frente III (túneis da Soledade) foram iniciados em março de 2010.
Quem é a responsável pela obra?
A execução do projeto é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Conder, mas conta com a cooperação da prefeitura de Salvador e da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
Qual a previsão para a conclusão da Via Expressa?
O cronograma prevê o término para 2011.
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