sexta-feira, 16 de abril de 2010

Noticias da Defesa














Conheça os dois navios antárticos da Marinha brasileira
Esses são os dois principais navios que dão suporte às atividades brasileiras na Antártida: NApOc Ary Rongel (H44) O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel foi construído no estaleiro Hoylandsdygo-George Ei Des Sonner A/S, na Noruega, tendo sido incorporado à Marinha do Brasil em 1994. Está preparado para navegação em regiões polares, possuindo capacidade para operar em campos de gelo fragmentado.Possui dois porões com capacidade de 1.254 m3 para o transporte de carga e com dois laboratórios para apoio a pesquisa. É dotado de equipamentos de navegação e de apoio, tais como guinchos oceanográfico e geológico, arco de popa, ecobatímetros para pequenas e grandes profundidades, GPS e uma estação de acompanhamento de informações meteorológicas. Pode transportar também dois helicópteros Esquilo, que são empregados tanto no transporte de carga quanto no de passageiros.O Navio está na sua 16ª comissão austral e sob o Comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Rui de Menezes Capetti.As principais características do navio são: Comprimento: 75,2m Boca: 13m Calado: 6,2m Velocidade máxima: 15 nós Deslocamento: 3.628 toneladas Tripulação: 105 ( 78militares e 27 pesquisadores) NPo Almirante Maximiano (H41) O Navio Polar (NPo) Almirante Maximiano, construído como Navio de apoio (Supply Vessel) às plataformas de petróleo no Mar do Norte, foi convertido em 1988, no estaleiro Aukra (Noruega) em Navio pesqueiro (Stern Factory/Processing Trawle”), e nesta ocasião obras de grande vulto foram executadas. Devido a este fato, segundo comunicado datado de maio de 2007 da Classificadora Lloyds Register, o ano de 1988 é considerado, na prática, como o seu novo ano de construção. Depois da sua aquisição foram realizadas alterações estruturais no estaleiro Bredo, em Bremerhaven (Alemanha), para atender aos requisitos necessários para apoiar o PROANTAR visando à incorporação deste meio no mês de fevereiro de 2009. O Navio está na sua primeira comissão antártica e sob o Comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Ricardo Segovia Barbosa.
As principais características de NPo Almirante Maximiano: Comprimento: 93,4m Boca: 13,4m Calado: 6,2m Velocidade máxima: 12 nós Deslocamento: 5.540 toneladas Tripulação: 106 ( 81 militares e 25 pesquisadores) Noticiário produzido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, sob coordenação do Centro de Comunicação Social da Marinha.
Mais informações: -Tenente Jaqueline (Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação) jaqueline@dhn.mar.mil.br Tel. (21) 2189-3387, (21) 2189-3091 -Primeiro-Tenente Juliana Prestes (Assessoria de Imprensa do Comando do 1o Distrito Naval, RJ) Tel: (021) 2104-6110

FAB apresenta novos helicópteros de combate Nesse sábado (17),
o Comando da Aeronáutica vai incorporar ao acervo de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) três helicópteros AH-2 Sabre, de fabricação russa, de um total de 12 aeronaves adquiridas.
A solenidade militar irá ocorrer na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), em Roraima, às 11 horas da manhã, com a presença do Ministro da Defesa Nelson Jobim e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. O AH-2 Sabre é um helicóptero de combate que possui grande capacidade de fogo e pode ser utilizado em missões de escolta de outros helicópteros, interdição aérea e de apoio a tropas terrestres.
A aeronave é conhecida mundialmente como MI-35 e seu projeto já foi testado em combate em diversos conflitos.
Os novos helicópteros irão equipar o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8ºGAV), Unidade Aérea recentemente transferida da Base Aérea de Recife (BARF) para a BAPV.
Os veículos de Imprensa interessados em cobrir o evento poderão obter outras informações pelos telefones da Seção de Comunicação Social da BAPV: 69 3211-9712 ou 69 8405-9314Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte:DEFESA
















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