segunda-feira, 12 de abril de 2010


Baianos definem propostas para III Conferência Estadual do Esporte
Os baianos definiram, no último final de semana, as propostas para o Plano Decenal do Esporte e Lazer da Bahia, que serão debatidas e consolidadas na III Conferência Estadual do Esporte, a ser realizada, em Salvador, nos dias 29 e 30 deste mês. No total foram realizadas, desde a segunda quinzena de março, 26 conferências, sendo 21 municipais e cinco regionais. A municipal de Salvador, que terminou domingo (dia 11), foi realizada na Faculdade Unirb, em Patamares e além das propostas apresentadas os mais participantes elegeram 36 delegados para o evento estadual e os seus respectivos suplentes.

Dentre as propostas consolidadas na conferência municipal de Salvador destacam-se: o apoio à criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, através do envio de um projeto ao Congresso Nacional; a obrigatoriedade de se destinar 2% dos orçamentos nacional, estadual e municipal para o financiamento do esporte e do lazer; e as garantias trabalhistas para os trabalhadores do futebol (atletas, treinadores, preparadores, etc,...) com lastro na Agenda do Trabalho Decente.

Após a III Conferência Estadual, prevista para os dias 29 e 30 deste mês, os baianos levarão as suas propostas finais à Conferência Nacional do Esporte, que acontecerá, em Brasília, entre os dias 3 e 6 de junho. “O Estado terá a participação de 65 delegados e queremos que o Plano Nacional do Esporte e Lazer tenha a cara da Bahia”, afirmou Cássia Damiani, representante do Ministério do Esporte, que esteve em Salvador. Ela disse, ainda, que espera muito dos baianos, na construção das políticas públicas para o setor a nível nacional.

Marcos Pimentel, coordenador estadual de Esporte, salientou que as conferências regionais e municipais do Esporte, realizadas no território baiano, tiveram uma participação ativa da sociedade civil organizada. “Os encontros municipais e regionais produziram boas propostas de políticas públicas de esporte e lazer e o que ficar acordado na III Conferência Estadual pelos gestores, profissionais, técnicos, atletas e dirigentes, vamos levar em junho à Conferência Nacional do Esporte, em Brasília”, finalizou.

A III Conferência Estadual do Esporte terá como tema “O Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais” e será organizada por uma comissão formada por 25 representantes das secretarias do Trabalho e Esporte (Setre), Educação e Saúde; Sudesb; cronistas esportivos (ABCD); dirigentes do futebol (FBF); professores de educação física (Cref) e também de entidades e instituições como Assembléia Legislativa, Sesi e Sesc dentre outras.
A comissão, inclusive, será empossada, amanhã, às 14 horas, na Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Fonte:SETRE

Nenhum comentário: