terça-feira, 20 de abril de 2010

Agência francesa propõe financiamentos de projetos sustentáveis
Com o objetivo de financiar estudos e projetos nas áreas de desenvolvimento, mobilidade urbana e suas implicações ambientais, a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), representada pelo cônsul geral da França para o Nordeste, Yves Lo-Pinto, se reuniu, nesta sexta-feira (16), na Secretaria do Planejamento (Seplan), com o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, para conhecer os projetos estruturantes da Bahia.
De acordo com o titular da pasta do Planejamento, “esta é uma oportunidade de iniciar um diálogo com uma agência que financia projetos de países em desenvolvimento com juro baixo e longo prazo de amortização”, ressalta Valença, lembrando ainda que a expertise dos franceses na área de mobilidade deverá contribuir positivamente com os interesses da Bahia e especialmente de Salvador, que é uma das cidades-sede da Copa de 2014.
Outros projetos que mereceram destaque na reunião foram o Porto Sul, a ser construído ao norte de Ilhéus, a Ferrovia Oeste-Leste, que facilitará o escoamento de grãos, minérios e biocombustíveis e a Hidrovia do São Francisco.
Entre as sugestões de cooperação e financiamento, Yves Lo-Pinto citou possíveis intervenções para mudanças na matriz energética, ou seja, ampliar a utilização de combustíveis menos poluentes. Já na área de saneamento, discutiu-se o financiamento de instalação de pequenas usinas em aterros sanitários para produzir energia elétrica a partir do gás metano, liberado na decomposição do lixo.
A energia gerada servirá ao abastecimento das comunidades próximas.Para Yves Lo-Pinto a reunião foi positiva e ainda este mês o embaixador francês Yves Saint-Geours virá à Bahia para discutir temas estratégicos com o governador Jaques Wagner e secretários.
Fonte:SEPLAN

Nenhum comentário: