sábado, 17 de abril de 2010

Reforma do Teatro Castro Alves em Salvador



Nova iluminação do TCA dá início à temporada de reformas
Celeiro de artistas nacionais e internacionais e de produções que fazem baianos e turistas lotarem seus 6.751 lugares, divididos entre a sala principal, Sala do Coro e Concha Acústica, o Teatro Castro Alves (TCA), complexo cultural que leva o nome do poeta dos escravos, recebeu, nesta sexta-feira (16), um novo sistema de iluminação eficiente.
A inauguração, realizada pelo governador Jaques Wagner, juntamente com representantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), marcou os 50 anos da concessionária.
A data foi comemorada com a abertura de uma exposição fotográfica no foyer do teatro, sobre a história da companhia, com mais de 40 fotos de antigas sedes, instalações, equipamentos, colaboradores, dentre outras imagens. A mostra será montada ainda, ao longo de 2010, nas agências do interior do estado.
Os convidados da terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sétima em volume de energia fornecida foram também brindados com os shows da cantora Gal Costa e da orquestra Neojibá.
Para o governador Jaques Wagner, a Coelba é uma empresa fundamental para o desenvolvimento da Bahia. “A inauguração da nova iluminação do TCA foi feita com um aporte da empresa, que está de parabéns pelo programa Geladeira, que prima pela eficiência energética, dando o aparelho e ajudando pessoas humildes, além de gerar economia e melhorar a saúde dessas pessoas, que podem conservar seus alimentos”, elogiou.
Wagner lembrou também que a Coelba é também a operadora do programa Luz para Todos e é parceira da Secretaria da Cultura, por meio do programa Faz Cultura e do Fundo de Cultura.
“Essa energia se transforma em saúde, cultura e desenvolvimento sustentável. Nestes 50 anos, temos muito o que comemorar”, disse o diretor presidente da Coelba Moisés Fales.
O secretário da Cultura, Márcio Meirelles, afirmou que a inauguração vai abrilhantar ainda mais o teatro, a dança e outras formas de arte desenvolvidas no TCA. “É importante que a parceria entre Cultura e Coelba continue”.
Melhorias -
Com a mudança na iluminação, o TCA passa a ser exemplo de eficiência energética, oferecendo vantagens como baixo consumo de energia, maior durabilidade e alto rendimento luminoso.
A substituição das lâmpadas antigas por outras eficientes integra uma das ações do Programa de Eficiência Energética da Coelba, em parceria com o TCA, representando um investimento de R$ 378 mil pela distribuidora. O projeto estava sendo elaborado desde maio 2008.
A concessionária realizou diagnóstico energético e identificou pontos de desperdício na área interna e externa do centro cultural
.
O segundo passo foi programar a substituição de 2,57 mil lâmpadas por fluorescentes compactas, máster LED (Diodo Emissor de Luz) de 7 watts e halógenas, lâmpadas incandescentes que possuem vida útil mais longa, variando entre 2 mil e 4 mil horas. A iluminação da fachada também foi trocada por 16 projetores de LED, uma das mais modernas tecnologias.
TCA vai passar por reforma estrutural
Inaugurado no final da década de 60, o complexo do TCA não passava por uma reforma há 17 anos. O teatro será requalificado e ampliado ainda este ano.
A previsão é que o Governo da Bahia invista R$ 25 milhões na execução da obra. Para isso, foi promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), e organizado pelo Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA), o Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura e Complementares para a Requalificação do espaço.
A proposta vencedora foi elaborada pelo escritório Estúdio América, de São Paulo, sob coordenação do arquiteto Lucas Fehr. O escritório paulista será responsável pelos projetos complementares, incluindo cenotecnia, acústica e instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas. Só depois da definição do projeto, será aberto o edital da licitação para definir a empresa que executará a obra.
“A inauguração da nova iluminação marca esta parceria e a vontade da Secult em implementar atividades neste complexo, demonstrando a necessidade de uma requalificação de todo o teatro. O Centro Técnico vai contribuir na formação e na qualificação profissional dos artistas, com a criação de um teatro, uma sala sinfônica, além da ampliação de vagas no estacionamento e da requalificação da Sala Principal e da Concha Acústica”, disse o diretor do TCA, Moacyr Gramacho
.
Entre as intervenções previstas, estão a instalação de uma cobertura retrátil na Concha Acústica, construção de sala de cinema e outra para ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), um espaço para teatro experimental e a requalificação do centro técnico, que será nomeado de Centro de Referência em Engenharia de Espetáculo. A sala principal do teatro receberá intervenções para melhorar qualidade de sua acústica.
Fonte :AGECOM - Fotos Google

Nenhum comentário: