sábado, 17 de abril de 2010

BAHIA FICOU EM 3º LUGAR NA VENDAS DE IMÓVEIS NOVOS EM 2009
O setor imobiliário de Salvador, Lauro de Freitas, Litoral Norte e Feira de Santana fechou em 2009 com 12.198 unidades vendidas. O volume das vendas em 2009 não é considerado fraco pelo setor, apesar de menor do que os 14.130 contratos fechados em 2008.
Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi) esses dados são recordes da última década. “Isso foi uma coisa histórica, pois a gente vinha do rescaldo da crise financeira", disse o diretor técnico da Ademi, Luciano Muricy.
Segundo ele, a Bahia é o terceiro mercado imobiliário do Brasil, perdendo apenas para : São Paulo com 35 mil unidades:
e Brasília com 17 mil imóveis;
vendidos no ano passado. Para 2010 a expectativa é que sejam negociados 15 mil imóveis.
Em janeiro, foram comercializadas 967 unidades habitacionais. “A gente manteve a média mensal do ano passado. É um número excelente para início de ano, que historicamente é fraco”, explicou.
Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-BA) a previsão é que o mercado de lançamentos cresça em torno de 20% este ano. Para o diretor regional da rede internacional de franquias imobiliárias Re/Max, Diogo Francischini, 2010 será “o ano” para o mercado de imóveis avulsos. Ele disse que os empreendimentos lançados anteriormente vão ser entregues entre este ano e o próximo. “Os proprietários que compraram para investir vão vender as unidades valorizadas e os que compraram para residir vão precisar vender aquelas onde hoje estão morando”, afirmou.
Como se observa será grande o deslocamento de pessoas para residirem nos locais anunciados o que de certo implicará em muitos novos veículos transitando na área, pelo que pergunto: Como ficará a mobilidade em Salvador?
A Via Expressa Baia de Todos os Santos vem aí e vai ajudar o fluxo de veiculos ; também deverá ainda esse ano começar as obras das vias exclusivas para transportes de massa e contando que o Metrô em seus primeiros 6km sejam entregues ao uso público a tendência será de melhorar; entretanto é de bom alvitre afirmar que mais do que nunca Salvador e toda a região metropolitana precisa de novas avenidas e a requalificação das já existentes, bem como da extensão da Linha do Metrô da Rótula do Abacaxi a Pirajá, das duplicações de rodovias na região da grande Salvador e com a construção do Sistema Viário Oeste, que inclui a Ponte de Salvador a Itaparica, isso sem se falar no crescimento do movimento de nosso porto e aeroporto.
Tudo isso agrupado, leva ao sentimento de que o ramo imobiliário em toda a região respaldada pelas obras anunciadas e/ou planejadas crescerá além das expectativas e influenciará no mercado hoteleiro.
Fonte: Infoinveste(Bahianoticias/ATarde) e opinião de pensargrande.

Nenhum comentário: