segunda-feira, 19 de abril de 2010


Hospital do Oeste é premiado em pesquisa internacional
O Hospital do Oeste (HO), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia, foi premiado pela participação em uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O estudo, dirigido pelo Departamento de Neurocirurgia de Cambridge, teve como objetivo avaliar alternativas de tratamento para pacientes vítimas de traumatismo craniano grave. O prêmio, de cerca de 2.243 euros, pago pela Universidade, será revertido em beneficio do hospital.
Intitulado "Randomised Evaluation of Surgery with Craniectomy for Uncontrolable Elevation of Intra-cranial Preassure" (Estudo Randomizado da Cirurgia com Craniectomia para Elevação da Pressão Intracraniana Não-Controlável), o estudo abrange casos de pacientes que desenvolveram, em função de traumas, hipertensão intracraniana severa e que não respondem aos tratamentos clínicos. Nesses casos, torna-se necessária a realização de um procedimento cirúrgico chamado craniotomia descompressiva - abertura do crânio para descompressão do cérebro.
No Brasil, além do HO, apenas mais quatro centros participaram do estudo. "Atualmente, vários centros participam dessa pesquisa, em diversas regiões do mundo, principalmente da Europa. É um orgulho saber que nosso trabalho, no interior da Bahia, vai contribuir com esse estudo", destaca o neurocirurgião do HO e responsável pelo ingresso da unidade na pesquisa, Luís Fernando Reis. "Isto significa uma importante projeção internacional para o trabalho médico realizado aqui em Barreiras", completa o neurocirurgião
.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: