Ministros do Esporte e do Meio Ambiente firmam acordo para Copa e Olimpíadas sustentáveis
O ministro do Esporte, Orlando Silva, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, firmaram nesta quinta-feira (29/04) um acordo de cooperação destinado a elaborar e implementar uma agenda sustentável para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. “A assinatura de hoje marca o início de um trabalho conjunto que será feito com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para preparar as ações ligadas à sustentabilidade da Copa de 2014”, disse Silva.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu, no âmbito do Comitê Gestor da Copa 2014, 10 câmaras temáticas, entre elas, uma relacionada ao tema ambiental, que será coordenada pelo MMA. “O objetivo é fazer a mais verde de todas as Copas. Nós temos agenda para isso, capacidade política, capacidade técnica, interesse dos governos, sensibilidade dos empresários, além do apoio e da confiança da Fifa”, declarou.
A parceria vai facilitar o licenciamento ambiental dos empreendimentos prioritários dos eventos esportivos para evitar impasses que possam atrasar as obras previstas no cronograma brasileiro.
A ideia é abrir o diálogo entre os responsáveis pela criação dos empreendimentos com os responsáveis pelo licenciamento ambiental na busca por soluções conjuntas, com garantias de proteção do meio ambiente. "Estamos entrando em campo para `jogar` as preparatórias para a Copa do Mundo", disse a ministra Izabella.
O ministro Orlando Silva explicou que entre as ações previstas no termo de cooperação estão: a exigência de certificação ambiental dos projetos de reformas de estádios para tomar empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a preocupação com meios de transporte mais limpos e a utilização de produtos orgânicos. “Isso vai exigir muito trabalho, muita articulação governamental e estímulo ao setor privado”, disse. Agenda Ambiental Um grupo de trabalho ficará responsável pela elaboração de uma agenda sustentável, com propostas de políticas sustentáveis para a Copa e para as Olimpíadas no Brasil.
O grupo também vai buscar parcerias para implementar experiências bem sucedidas em edições anteriores desses eventos.
Fazem parte do grupo de trabalho representantes do MMA, Ministério do Esporte, Ibama, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Agência Nacional de Águas, Abema e Anamma.
Clara Mousinho- Ascom - Ministério do Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário