domingo, 11 de abril de 2010

Entrega do Centro de Convenções à ONU para realização do 12º Congresso das Nações Unidas
Em solenidade, neste domingo (11), o governo da Bahia entregou as instalações do Centro de Convenções para o secretário executivo do 12º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), John Sandage.
O local do evento passa a ser território das Nações Unidas até o final dos trabalhos no dia 19 de abril. Para sediar o Congresso, o Centro de Convenções da Bahia (CCB) passou por reformas e adequações para atender às exigências do fórum global, que tem início nesta segunda-feira (12), em Salvador.
Nove meses foram suficientes para tornar o espaço palco de um dos principais eventos já sediados no Brasil. O evento foi marcado pela entrega de presentes simbólicos pelo secretário do Congresso e pelo governador Jaques Wagner. Na abertura, a Orquestra Frevos e Dobrados, com regência de Fred Dantas, executou o hinos nacional e Dois de Julho.Para o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, o Brasil tem assumido um posicionamento de combate a questões financeiras de organizações criminosas. “Esse é o momento dos países derrubarem as fronteiras quando o assunto é prevenção ao crime e justiça social. Não devemos fazer das fronteiras físicas oportunidades de se criar trincheiras para impunidade. Temos que retirar os recursos financeiros que alimentam as organizações criminosas”, reafirma o secretário.“A hospitalidade, a tradição e a energia do povo baiano vão contribuir para o sucesso do evento”, disse o governador Jaques Wagner.
Para ele, o Centro de Convenções está preparado para receber eventos internacionais do mesmo porte.De acordo com o secretário executivo do Congresso, John Sandage, o encontro é a oportunidade de iniciar o diálogo sobre prevenção ao crime e justiça criminal, além de contribuir para a formulação de políticas nacionais e internacionais. “Gostaria de expressar minha gratidão ao governo federal e autoridades locais pela generosa e tenra acolhida”. “Cuidem muito bem do Centro de Convenções, pois ele é o nosso lar”. Para discutir o tema “Estratégias Globais para Desafios Globais: A Prevenção do Crime e o Desenvolvimento dos Sistemas de Justiça Criminal em um Mundo em Transformação” são esperados quatro mil participantes de 140 países entre especialistas, formadores de opinião, organizações não-governamentais, delegações estrangeiras, ministros e chefes de estado.
“Sem sombra de dúvida a Bahia está pronta para sediar este e outros eventos internacionais. São quatro mil pessoas de diversos lugares do mundo que visitarão Salvador, movimentando o turismo da cidade”, garantiu o secretário estadual do Turismo, Antônio Carlos Tramm.
Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, desde 93, que o CCB não passava por uma reforma completa. “Banheiros, grades de proteção, carpetes, sinalizadores, itens de segurança e as coberturas do pavilhão geral e de feiras foram os ambientes e equipamentos reparados e requalificados”. Foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões, viabilizado por meio de recursos federal e estadual.
Homenagem
Na ocasião, o Congresso da ONU homenageou Socorro Nobre, que na década de 80 foi acusada e condenada como cúmplice no assassinato de seu irmão. Socorro passou grande parte de sua vida na cadeia em Ilhéus, Itabuna e Salvador ajudando detentas sem escolaridade a escrever cartas para suas famílias e amigos. Sua história parou nas mãos do cineasta Walter Salles, que transformou sua vida em documentário, em 1995, e inspirou a personagem Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, em Central do Brasil.
Logística
Concentrando todos os esforços para sediar este evento internacional, os governos estadual e municipal estão trabalhando juntos em apoio à organização nacional, sendo 11 mil profissionais de segurança envolvidos. Oito mil da Polícia Militar e três mil da Polícia Civil.O espaço aéreo do perímetro do evento também estará restrito. Por medida de segurança, apenas aeronaves previamente autorizadas pela aeronáutica poderão trafegar em determinados pontos da cidade. O comércio nos arredores atenderá apenas aos congressistas.Também estão previstas alterações nas vias que margeiam o centro de convenções. A organização orienta os condutores de veículos que evitem trafegar nas imediações do local. Nos dias 17 e 18, o trânsito será interrompido nesta área, das 8h às 10h e das 17h às 18h.

Nenhum comentário: