terça-feira, 20 de abril de 2010

Energia - Potencial Hídrico - Florestas - Econegócios

Parte 03
Floresta/ Econegócios


Floresta tropical fechada da Amazonia formada por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras, o solo não é rico pois possui uma fina camada de nutrientes, há um perfeito equilíbrio em seu ecossistema, a grande quantidade de chuvas ajuda seu desenvolvimento, vegetação rasteira não consegue se desenvolver em razão da falta de penetração do sol, possui grande variedades de animais de pequenos e de médio porte, tem várias espécies de peixes em seus vários rios e afluentes, sua temperatura é elevada , é considerada como o pulmão do mundo pelos povos estrangeiros que destruiram suas florestas e tem olhos na nossa..

A Floresta tem como principais problemas a cobiça internacional, o desmatamento, a falta de preservação e a biopirataria com cientistas estrangeiros passando por protetores do meio ambiente e dos nativos que burramente brasileiros e estrangeiros o chamam de índios.

Esses estrangeiros entram e retornam ao seus paises quando bem entendem, roubas espécies de plantas ou de animais, desenvolvem em laboratórios, registram patentes, lucram, lucram e nada acontece.

O que é necessário é que toda a região amazonica seja considerada zona de soberania nacional e tenham o comando da Defesa do país.

Escrever sobre a Floresta Amazônica, seu clima, vegetação, relevo, fauna, flora, hidrografia, seria em verdade conceituar uma verdadeira geografia econômica, isso sem se falar em seu subsolo onde deverá ter riquezas não conhecidas ou faladas.

Econegócios

Conforme noticias e publicações atualizadas no Econegócios o Brasil terá US$460 milhões/ano de créditos ( veja ministério da Ciencia e Tecnologia). " Com dez projetos de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) aprovados, o Estado da Bahia ainda dá os primeiros passos nesse mercado".

Os projetos por estados apresenta:

São Paulo (22) - Minas Gerais (16) - Santa Catarina (9) - Paraná (7) - Bahia (2) e 44 para as outras unidades federadas.

O foco do mercado no Brasil nos diz que dos 443 propostas aprovadas ou em andamentos para aprovação 220 ou quase 50% são focadas para a energia renováveis; enquanto isso em reflorestamento apenas 2% ( falta de regras claras e dificuldades no monitoramento do gás carbonico e equivalentes).

Um pulo comparativo a posição mundial por quantidade, encontramos o seguinte quadro: China (37) - India (27) - Brasil (7) - Mexico (4) e outros (25).

Para a obtenção da aprovação de um projeto oscila seu custo entre 30 a 80 mil, pelo mecanismo burocrático, ocioso, além de ter que enfrentar quase uma dezena de etapas, daí ser um mercado dominado por empresas de grande porte.

O objetivo é limitar as emissões dos gases causadores do efeito estufa ( gás carbonico e equivalentes como o metano e oxido nitroso)

Um crédito de carno que representa uma tonelada de carbono é equivalente a 12,5 Euros conforme cotação na 1ª quinzena de abril/2010 na Europa.

Enquanto isso o Brasil com toda tecnologia que pode reduzir impacto ambiental sofre as contra-argumentações de combate ao crescimento energético do pais ora com declarações de amor as Usinas Nucleares, consideradas limpas( e é verdade), ora a favor de Hidrelétricas( sempre são a favor quando o foco ou objetivo do momento é de outra matriz).

O Brasil é o pais de maiores florestas, maior potencial hídrico explorável tem que resolver suas metas de crescimento sustentável agora e já.

Nenhum comentário: