segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

FONTE NOVA TERÁ QUATRO ROTAS DE ACESSO PARA PEDESTRES


Durante o mundial de 2014 e a Copa das Confederações em 2013, a Arena Fonte Nova terá quatro rotas de acesso de torcedores, que ligarão diferentes pontos da capital ao estádio onde será realizada a Copa das Confederações este ano e a Copa do Mundo em 2014. Por determinação da Fifa, não será permitido o acesso de veículos e de ambulantes em um raio de 1,5 quilômetro dos estádios onde ocorrerão os jogos.

As obras das rotas, que devem estar concluídas no final de março, são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e custarão R$ 3,5 milhões, sendo R$ 3,2 milhões do governo federal. Segundo o diretor de obras estruturantes e mobilidade urbana da Conder, Jessé Motta, as obras consistirão na requalificação de caminhos em direção ao estádio.

Parte destas rotas contará com passeios em pedras portuguesas e piso táctil, para portadores de necessidades especiais. Entretanto, a intenção é criar uma nova cultura de ida aos estádios, evitando o adensamento de veículos no entorno e que permaneça após a realização das copas. "A intenção é que os torcedores continuem a estacionar distante da arena e que criem o hábito de ir andando até o estádio, o que diminuiria engarrafamento no entorno do equipamento", disse. (A Tarde)

A foto ilustração acima dão conta das rotas de acesso a Arena da Fonte Nova para pedestres, segundo os elaboradores do projeto criando nova cultura de deslocamento para o Estádio.

Isso é meia verdade pois em minha juventude residia em uma pensão na rua Ruy Barbosa, atrás do prédio do Tesouro do Estado e eu e amigos e companheiros já usávamos os caminhos agora indicados e conhecidos e residentes na Barroquinha, Mouraria, rua Nova de São Bento, Carlos Gomes, os Politeamas, Tororó e outras, rua da Independência, Gravatá também chegavam ao Estádio sem usar nenhum tipo de transporte.

Deixando de lado informações pessoais do passado, vou focar ao anunciado pelos jornais como novas rotas de acesso:
01-Avenida da França, rua da Bélgica, elevador Lacerda, praça Thomé de Souza, Ladeira da Praça, rua Ruy Barbosa, Ladeira de Santana, Travessa Prof Antônio Borja, rua Santa Clara do Desterro,Ladeira da Fonte, rua Profª Anfrisia Santiago, com extensão de 2.050m;
02-Largo do Desterro, Avenida Joana Angélica, Ladeira da Fonte e rua Profª Anfrisia Santiago, com extensão de 180m;
03-A partir da Estação de Brotas, compreendendo a av.Pres. Castelo Branco e a rua Frederico Costa, com extensão de 638m;
04- A partir da Avenida Joana Angelica, rua Anfrisia Santiago.

Há noticias de que os dois viadutos para veículos ficarão prontos até março deste ano.

Conforme publicação em toda mídia parte dessas rotas terá o calçamento ou pavimentação em pedras portuguesas. Sou absolutamente contrário a essa ideia, por questão de vivencia com esse tipo de pavimentação em jardins, passeios e afins, por sempre não ser bem construído(assentados) além da péssima manutenção que é dada pelos órgãos públicos quando nada na Bahia. Em seu lugar ( das pedras portuguesas, por que não se aplicar o piso utilizado no jardim do Campo Grande?
Ainda há tempo de não de fazer besteira.
Para concluir: Qual o custo previsto para essas intervenções com as rotas de acesso a Arena da Fonte Nova?
O povo está de olho em vocês...

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