segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Stock Car na Bahia atinge recorde de público na competição e movimenta a economia local




Foto: Haroldo Abrantes/SECOM

Imagens aéreas do GP Bahia de Stock Car 2011
Milhares de pessoas nas arquibancadas e camarotes, 43 pilotos das categorias Copa Caixa (30) e Mini Challenge (13) e um só destino: Circuito Ayrton Senna, em Salvador. Todos quiseram ver de perto o GP Bahia Stock Car que, pelo terceiro ano consecutivo, movimentou as avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), aqueceu a economia local e acelerou as batidas dos corações de quem é apaixonado por automobilismo.
 Personalidades baianas e autoridades, entre elas, o governador Jaques Wagner, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e secretários estaduais prestigiaram neste domingo (4) a vitória de Thiago Camilo na 8ª etapa da Copa Caixa.



O sol driblou a previsão dos meteorologistas e deu o ar da graça durante toda a prova. De acordo com dados dos organizadores, toda movimentação atingiu a marca de 50 mil pessoas, entre público e profissionais que compõem as equipes - um recorde na competição.
A edição soteropolitana além de definir os dez pilotos que têm chances reais de chegar à final do campeonato, foi marcada pela estreia do baiano Diego Freitas na Copa Caixa.



Para o administrador de empresas, Marcel Sader, a Stock Car é um evento para toda a família. “A gente pode observar que as arquibancadas estão cheias de pais e filhos.
É um evento de tranquilidade. Segurança muito boa. Um domingo maravilhoso como este em Salvador só poderia ter um evento assim. Trouxe meu filho e viemos com dois amigos que trouxeram os filhos também”, declarou Sader.



Segurança



A Secretaria de Segurança Pública atuou no evento com as principais frentes de trabalho. Somente a Polícia Militar disponibilizou um efetivo de 1.489 policiais. Profissionais do Corpo da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros também deram suporte ao evento. “Estamos preparados para realizar os primeiros atendimentos nos casos de desmaio, queimaduras, politraumatismos, paradas respiratórias e cardiorespiratórias, atendimentos a gestantes que podem passar mal aqui no circuito e ainda atuar nos casos de princípio de incêndios e salvamento”, explicou o coordenador do serviço de bombeiros na Stock Car, capitão BM Ramon Diego.



Turismo



Cerca de dez mil turistas desembarcaram em Salvador para assistir ao evento. O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, observou que boa parte dos órgãos estaduais se envolveram para o sucesso do GP Bahia Stock Car. “O Turismo, a Comunicação, o Derba, enfim, uma articulação muito grande que deu certo e está funcionando".



Leonelli também frisou o reflexo na economia tanto na ocupação hoteleira, quanto na divulgação do destino Bahia. “Turisticamente é sucesso absoluto. Prova disso foi a ocupação hoteleira. Para montar e desmontar esse circuito também são gerados milhares de empregos. São horas e horas de divulgação pela televisão, pelos jornais e revistas no Brasil e no mundo”.



Há três anos, o comentarista e narrador esportivo Reginaldo Leme desembarca em Salvador para acompanhar de perto as emoções da Stock Car. “Me entusiasmo muito desde o primeiro ano. Salvador compreendeu direitinho que era necessário mexer um pouquinho na pista por causa da ultrapassagem. Acho que é um benefício muito grande e Salvador responde a esse apoio, a esse investimento. O público daqui é o maior do campeonato”.



O acordo com a Vicar Promoções Desportivas, empresa organizadora da Stock Car, prevê que outras duas edições (2012 e 2013) do GP sejam realizadas em Salvador. Mas organizadores e representantes do governo discutem a renovação do contrato por mais cinco anos.



Estímulo ao esporte



Nos últimos anos, o governo do Estado, por meio das Secretarias do Turismo (Setur) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) tem estimulado a realização de campeonatos esportivos de diferentes modalidades.
 De acordo com o governador Jaques Wagner, uma das metas do governo é ampliar a realização de eventos esportivos na Bahia. “Estamos super satisfeitos com o evento do ponto de vista da movimentação da cidade. Uma corrida de carro é sempre algo diferenciado.
 A exemplo do tênis em Sauípe. Dá um charme que Salvador merece. Estamos batalhando pelo futebol de areia, entre outros esportes. Queremos abraçar a cadeia do turismo esportivo.”



Wagner falou ainda sobre as negociações para Salvador receber a Fórmula Indy. "Estamos acertando os valores para tentar trazer a Fórmula Indy.
 Há dois anos, os organizadores pediram um valor muito alto e a competição acabou indo para São Paulo.
Me chamaram novamente para conversar, fui a Indianápolis conversar e o interesse existe de lá pra cá."



Bahia no pódio



O piloto baiano Patrick Gonçalves pisou fundo e conseguiu subir ao pódio duas vezes pela categoria Mini Challenge, na primeira e na segunda bateria, realizadas no sábado (3) e no domingo (4). Ambas as vezes, Patrick conquistou o 5º lugar.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: