quinta-feira, 1 de setembro de 2011

 Projeto para Terminal Marítimo de Cruzeiros Turísticos de Salvador está concluído

Em 15 anos, o número de turistas que chega a Salvador de navio cresceu 1.067%. Saltou de 24 mil por ano, em 1995, para 280 mil no ano passado. Esse incremento evidencia a vocação turística da capital baiana e também sinaliza para a necessidade de proporcionar uma infraestrutura mais adequada para receber os visitantes. Para atender a esta demanda e alinhado com o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, foi elaborado, numa iniciativa conjunta da Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, o projeto do Terminal Marítimo de Cruzeiros Turísticos.


Parte das ações de revitalização do bairro do Comércio, o projeto propõe a integração visual do Porto com a Baía de-Todos-os-Santos, propiciando um diálogo da cidade com o mar. Hoje, a paisagem é obstruída pelos Armazéns 1 e 2 e pelo atual Terminal de Cruzeiros Marítimos, que serão demolidos Na área, será erguido o novo terminal, que terá tratamento paisagístico, espaço para receptivo turístico e uma gama de serviços destinados aos turistas e moradores da cidade, a exemplo de restaurantes e área para eventos.


A ideia, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, é que o equipamento não tenha seu uso restrito ao período de alta estação, entre os meses de outubro e maio, temporada na qual se concentra a passagem de navios turísticos por Salvador. Ao agregar uma diversidade de serviços, explica, a meta é atrair a frequência de baianos durante todo o ano. Para isso, o espaço contará com lojas, praça de alimentação, agências de turismo, casas de câmbio, lan house, bares, cafeterias e boxes de serviços, além de escritórios de órgãos de fiscalização como Polícia e Receita Federal, Vigilância Sanitária, Juizado da Criança e do Adolescente, Ministério da Agricultura e posto policial.


Um passo importante, enfatiza Zezéu Ribeiro, foi a recente aprovação do projeto pelo Conselho de Autoridade Portuária dos Portos de Salvador e Aratu – CAP. O órgão deliberativo, consultivo e normativo é constituído paritariamente por representantes do poder público (federal, estadual e municipal), dos operadores e dos trabalhadores portuários e dos usuários dos serviços. O CAP tem entre suas atribuições promover a racionalização e a otimização do uso das instalações portuárias; manifestar-se sobre os programas de obras, aquisições e melhorias da infraestrutura portuária, além de aprovar o plano de desenvolvimento e zoneamento do porto.

“A homologação pelo CAP da proposta de implantação do Terminal Marítimo de Cruzeiros Turísticos é importantíssima, assim como é o fato do projeto ter sido concebido de forma participativa, com base no diálogo entre a Codeba, o Município e Governo do Estado”, pontua do secretário do Planejamento da Bahia.



A licitação para a construção do novo terminal deve acontecer ainda este ano. As obras estão orçadas em R$ 36 milhões e o recurso virá do PAC da Copa. A inauguração está marcada para o dia 13 de maio de 2013, data em que se comemora 100 anos da construção do Porto de Salvador. A proposta é que os navios sirvam de alternativa à rede hoteleira para os visitantes que optem por vir assistir aos jogos da Copa de 2014 utilizando este meio de transporte.



O projeto do Terminal Marítimo de Cruzeiros Turísticos harmoniza a esplanada, o cais e o porto com outro projeto existente que visa melhorar a mobilidade urbana na região.
A intervenção no trânsito contempla a criação de uma via subterrânea (uma espécie de “mergulho”) na Praça Cairu, que margeará o conjunto por uma das pistas da Avenida da França, integrando-a à Avenida Contorno,

Mercado Modelo e Elevador Lacerda.



ESTRUTURA - Assinado pela Fundação Mário Leal Ferreira, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), o projeto do Terminal Marítimo Turístico do Porto de Salvador adota uma arquitetura contemporânea, cuja edificação será ladeada por uma grande esplanada, que visa valorizar a visão da Baía de-Todos-os-Santos. Essa esplanada se estenderá do prédio da Receita Federal até o Terminal Marítimo da Companhia de Navegação Baiana (CNB).



Haverá ainda uma área reservada para embarque e desembarque em ônibus e vans de transporte turístico.
O prédio do terminal terá três pavimentos para abrigar todos os serviços, bem como a recepção de passageiros, balcão para despacho de bagagens e área para embarque e desembarque.
Os três andares totalizarão 8.086 m².



TEMPORADA 2012 - Para 2012, a expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) é que o setor de cruzeiros marítimos no Brasil tenha um incremento de 12,8% no número de passageiros.
 A entidade projeta que entre outubro deste ano e maio de 2012 a circulação chegue a 895 mil passageiros. Na mesma temporada no ano passado foram contabilizados 792.752 turistas, que navegaram nos 20 transatlânticos que percorreram a costa do país.



Uma das principais escalas desses turistas é Salvador. A capital baiana pulou de 30 escalas em 1995 para 140 em 2010. Somente na terça-feira de Carnaval deste ano, nove navios de turismo atracaram na cidade, sete deles simultaneamente, levando a uma circulação de 18 mil turistas no porto em apenas um dia.

Nenhum comentário: