quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bahia e aeroportos

É previsto que até o final de 2011 o governo do Estado conclua a proposta de concessão dos aeroportos de Feira de Santana e Teixeira de Freitas.

Feira de Santana ( 2º município em população da Bahia terá seu aeroporto ampliado, modernizado, inclusive com a construção de novo Terminal de cargas e passageiros e será dotado de condições de ser considerado como um equipamento de grande porte, descartando inclusive a necessidade da construção de aeroportos em Camaçari e Itaparica, quando nada por agora

Teixeira de Freitas - a ideia é a construção de um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte, pois Porto Seguro tem um aeroporto de muito bom nível.

Vitoria da Conquista ( 3º município em população do Estado) tem definido a construção do novo aeroporto com recursos públicos previsto no Orçamento de 2012 do PAC e poderá a exemplo do Amarante RN ser explorado por cons´rcio privado.

Ilhéus -
O projeto do novo aeroporto de Ilhéus será construído e operado pela Infraero. O novo aeroporto tornou-se necessário devido à limitação de comprimento da pista de pouso do atual aeroporto e das condições de urbanização em torno dele, que levaram a restrições operacionais para a aviação comercial. O novo aeroporto é integrante do Complexo Intermodal ( Ferrovia Oeste/Leste, Porto Sul e esse dito aeroporto) e a decisão de sua exploração cabe a Infraero, que até agora será responsável pela sua operação.
 Sua construção tem até agora, certo a desapropiação de terreno e recursos  a disposição para a elaboração de estudos e projetos, sem recursos ainda liberados para sua construção.
Entretanto há quem afirme que o melhor local seria próximo a rodovia Ilhéus a Itabuna, pois serviria bem melhor as maiores cidades da região.
Privatizar ou não é questão da Infraero.

Salvador - As obras previstas para Salvador não condizem com suas reais necessidades,pelo que implicaria inclusive na construção de uma nova pista, além dos serviços que se estima seja realizados.

É evidente que o Oeste será focado em outra oportunidade, assim como a região do São Francisco.

Nenhum comentário: