segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Capacidade 85% maior nos terminais até 2013

Infraero prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões para que os terminais brasileiros tenham estrutura superior à demanda antes do Mundial

Fonte: Portal da Copa 2014 do Governo



Os aeroportos serão os primeiros locais que muitos dos 600 mil turistas estrangeiros, estimados para a Copa do Mundo FIFA 2014, conhecerão no Brasil. Eles também serão as portas de entrada para muitos dos três milhões de brasileiros que circularão pelo país em função do evento. A mil dias do torneio, o Governo Federal trabalha para que todos os terminais estejam aptos a receberem os visitantes e a atenderem a uma forte demanda do Brasil decorrente da expansão da classe média.

A estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é de que todos os aeroportos das cidades-sede tenham capacidade acima do movimento de passageiros ainda em 2013. Até a Copa, a capacidade operacional será incrementada em 118 milhões de passageiros ao ano, o que representa 85% de aumento. Para isso, o investimento estimado será de R$ 6,5 bilhões nos 13 aeroportos (nas 12 cidades-sede e mais Viracopos em Campinas) com maior procura para o Mundial.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, ressalta que o cronograma para as obras está sendo cumprido, tanto nos trabalhos de infraestrutura quanto no de atendimento aos usuários. “Temos como objetivo alcançar uma excelência cada vez maior, oferecendo infraestrutura de qualidade, conforto e segurança para todos os usuários da rede. É um desafio notável, especialmente tendo em mente o crescimento da demanda pelo transporte aéreo nos últimos anos, mas nos empenhamos no cumprimento da missão.”

Questão urgente
O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou reiteradas vezes que os aeroportos brasileiros estarão adequados para o Mundial, mas, principalmente, ofertarão serviços de qualidade à população. “No primeiro semestre de 2011, alcançamos crescimento de quase 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os Estados Unidos tiveram 4% e a China, 10%. Temos que celebrar porque é uma conquista do governo que representa aumento da capacidade de consumo, mas que traz desafios e, por isso, não devemos pensar em aeroportos somente para a Copa. Essa questão é do país e é urgente”, destacou Silva, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na Casa Civil, no fim de agosto.

Para aumentar essa capacidade de receber passageiros durante o evento, a Infraero instalou módulos operacionais que funcionam como salas de embarque e desembarque nos aeroportos. Os terminais que já contam com a ampliação são os de Brasília (DF), Florianópolis (SC), Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Vitória (ES). Ainda vão receber os módulos os terminais de Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT).

Em Porto Alegre, o módulo terá 1,8 mil m² e ampliará a capacidade do aeroporto em 1,5 milhão de passageiros. A obra vai até novembro, com investimento de R$ 4,17 milhões. Já no aeroporto de Viracopos, em Campinas, a área é de 1,2 mil m² com capacidade para atender 2,5 milhões de passageiros que farão check-in. O investimento foi de R$ 5 milhões. Nesses locais, são oferecidos os mesmos confortos das áreas de embarque tradicionais, com ar-condicionado, sanitários e sistema informativo de voos.



Controle aprimorado



Paralelamente, a Secretaria de Aviação Civil elaborou uma diretriz que prevê a instalação de Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). Eles surgem para ordenar, em tempo real, operações de aeronaves e movimentação de passageiros e de bagagens. Tudo de forma integrada com as companhias aéreas e órgãos públicos que atuam nos terminais. Nove aeroportos já contam com CGA’s: Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Brasília, Confins, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.

“Essas melhorias significam atendimento simplificado e mais veloz, novas formas para o passageiro obter informações importantes e ampliações da própria infraestrutura disponível. Com as ações previstas até 2014 e a intensificação da interação da Infraero com o público, o objetivo é expandir o escopo dessa qualificação”, diz Gustavo do Vale.

A interação com os usuários se dá por ações como a "Campanha Fique por Dentro", o reforço do atendimento aos usuários, a entrada da Infraero no universo das redes sociais e o aplicativo “Voos Online”, que ganhará versões em inglês e espanhol. Além disso, Brasília (DF), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), e Galeão (RJ) já contam, desde setembro com serviço de internet wi-fi gratuito. A previsão é expandir a iniciativa para mais 14 aeroportos.


Confira as ações em andamento nos 13 aeroportos que serão mais utilizados na Copa:



BELO HORIZONTE

Reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário.


Previsão de término: dezembro de 2013.


Reforma e ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios.


Previsão de término: dezembro de 2013.


Terminal de Passageiros Remoto


Previsão de término: março de 2013.


Investimento total: R$ 508,7 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 60.305 67.675


Capacidade do terminal (ano) 10,2 milhões 16,5 milhões


Demanda Passageiros/ano 7,2 milhões 13 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 112.124 304.524



BRASÍLIA*

Reforma e ampliação do terminal de passageiros (1ª Fase), ampliação do sistema de pátios de aeronaves e do sistema viário e construção de edificações complementares.


Previsão de término: dezembro de 2013.


Construção de Módulo Operacional.


Previsão de término: novembro de 2011


Segundo viaduto e pistas


Previsão de término: novembro de 2013.


Investimento total: R$ 864,7 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 81.200 171.200


Capacidade do terminal (ano) 14 milhões 26,5 milhões


Demanda Passageiros/ano 14,3 milhões 21,3 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 181.000 403.000


* Incluído no processo de concessão a ser realizado em dez/11.




CAMPINAS*

Construção do Novo Terminal de Passageiros e Pátio (1ª Fase).


Previsão de término: dezembro de 2013


Adequação do Terminal de Passageiros Existente.


Previsão de término: outubro de 2013


Construção do Módulo Operacional.


Conclusão: agosto de 2011


Investimento total: R$ 796,6 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 25.215 103.982


Capacidade do terminal (ano) 6,8 milhões 24 milhões


Demanda Passageiros/ano 5,4 milhões 9,5 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 190.051 568.596


* Incluído no processo de concessão a ser realizado em dez/11.





CUIABÁ

Reforma e Ampliação do Terminal de Passageiros, Adequação do Sistema Viário e Construção do Estacionamento.


Previsão de término: julho de 2013.


Módulo Operacional.


Previsão de término: novembro de 2011.


Investimento total: R$ 91,3 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 5.460 13.200


Capacidade do terminal (ano) 1,9 milhão 5,7 milhões


Demanda Passageiros/ano 2,1 milhões 3,1 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 38.600 40.000




CURITIBA

Ampliação do Terminal de Passageiros e Ampliação do Sistema Viário.


Previsão de término: outubro de 2013


Ampliação do Sistema de Pátios e Restauração da Pista de Pouso.


Previsão de término: abril de 2012


Investimento total: R$ 84,5 milhões


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 45.000 62.445

Capacidade do terminal (ano) 7,8 milhões 14,6 milhões


Demanda Passageiros/ano 5,7 milhões 7,6 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 84.062 143.941



FORTALEZA

Reforma e Ampliação do Terminal de Passageiros e Adequação do Sistema Viário (1ª Fase).


Previsão de término: dezembro de 2013


Investimento total: R$ 349,8 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de Passageiros (m2) 38.500 117.620


Capacidade do terminal/ano 6,2 milhões 8,6 milhões


Demanda Passageiros/ano 5 milhões 7 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 135.710 173.710




MANAUS

Reforma e Ampliação do Terminal de Passageiros e Adequação do Sistema Viário.


Previsão de término: Dezembro de 2013


Investimento total: R$ 394,1 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 43.000 97.258


Capacidade do terminal (ano) 6,4 milhões 13,5 milhões


Demanda Passageiros/ano 2,6 milhões 3,8 milhões



NATAL

Execução dos serviços de terraplenagem das pistas de taxiamento e do pátio de aeronaves, execução de canaletas do sistema de drenagem e infraestrutura de balizamento nas bordas internas das pistas.


Previsão de término: novembro de 2013.


Investimento total: R$ 582,4 milhões (incluídos os R$ 408 milhões investidos pelos concessionários).


Dados Operacionais 2010 2014


Pista de pouso (m) 3.000 x 60 3.000 x 60


Capacidade do terminal (ano) - 5,9 milhões


Demanda Passageiros/ano - 2,9 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 216.00 216.000




PORTO ALEGRE

Reforma e Ampliação do Terminal de Passageiros e do Pátio de Aeronaves (1ª Fase).


Previsão de término: dezembro de 2013.


Módulo Operacional.


Previsão de término: novembro de 2011.


Pista.


Previsão de término: dezembro de 2013.


Investimento total: R$ 579,2 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014

Terminal de passageiros (m2) 37.600 104.350


Capacidade do terminal (ano) 11,2 milhões 15,2 milhões


Demanda Passageiros/ano 6,6 milhões 8,8 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 157.930 197.130



RECIFE

Construção da Nova Torre de Controle.


Previsão de término: dezembro de 2013.


Investimento total: R$ 18,5 milhões.




RIO DE JANEIRO

Reforma do Terminal de Passageiros 1.


Previsão de término: julho de 2013.


Reforma do Terminal de Passageiros 2.


Previsão de término: outubro de 2013.


Pistas e pátio.


Previsão de término: outubro de 2013.


Investimento total: R$ 813,3 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 316.681 316.681

Capacidade do terminal/ano 17,4 milhões 44 milhões


Demanda Passageiros/ano 12,3 milhões 18,7 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 712.895 712.895




SALVADOR


Reforma e Adequação do Terminal de Passageiros e Ampliação do Pátio de Aeronaves.


Previsão de término: julho de 2013.


Construção da Torre de Controle.


Previsão de término: novembro de 2013.


Investimento total: R$ 47,6 milhões.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 69.750 69.750


Capacidade do terminal/ano 12,9 milhões 12,9 milhões


Demanda Passageiros/ano 7,6 milhões 10,2 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 79.645 91.855


Torre "solo" (m) - 60


Torre + Pavimento Técnico (m2) - 440





SÃO PAULO*


Ampliação e revitalização do sistema de pistas e pátios.


Previsão de término: outubro de 2013.


Construção de Pistas de Táxi e de Saída Rápida.


Previsão de término: março de 2013.


Terminal Remoto - Desembarque e Check-in (Fase 1)


Previsão de término: janeiro de 2012


Terminal Remoto - Desembarque e Check-in (Fase 2)


Previsão de término: dezembro de 2012


Construção do Terminal de Passageiros 3 (1ª Fase)


Previsão de término: novembro de 2013


Investimento total: R$ 1,3 bilhão.


Dados Operacionais 2010 2014


Terminal de passageiros (m2) 175.700 288.866


Capacidade do terminal/ano 24,9 milhões 52,7 milhões


Demanda Passageiros/ano 26,8 milhões 38,9 milhões


Pátio de aeronaves (m2) 491.500 801.005


* Incluído no processo de concessão a ser realizado em dez/11.


Gabriel Fialho – Portal da Copa

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