sábado, 10 de setembro de 2011

Economia - Infraestrutura

Relatório será entregue ao TCU na próxima semana

Tribuna da Bahia
Romulo Faro


O prefeito João Henrique (PP) reúne seus secretários na próxima segunda-feira (12) pela última vez para avaliar o conteúdo do relatório de fiscalização das obras do metrô de Salvador feito pelo Exército. No encontro, estarão, além do prefeito, o chefe da Casa Civil, João Leão; o da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Matos; e representantes da Companhia de Transportes de Salvador (CTS).


Após a análise, o documento será entregue ainda na próxima semana ao Tribunal de Contas da União (TCU). Se as contas forem aprovadas, o órgão dará aval para as obras do chamado Tramo 2 do metrô, trecho compreendido entre a Rótula do Abacaxi (Acesso Norte) e a Estação Pirajá.

Com ar de mistério, mas de animação, o chefe da Casa Civil da Prefeitura disse que a expectativa é boa. “As coisas estão equilibradas no relatório. Vamos concluir as obras do Tramo 1 (Lapa-Rótula do Abacaxi) e fazer o segundo”, afirmou João Leão. O secretário reafirmou o prazo outrora estipulado pelo prefeito de que em janeiro de 2012 a primeira etapa do metrô estará em funcionamento.

“O prefeito está nos cobrando agilidade no processo. Ele acompanha tudo de perto”.

João Leão aproveitou a oportunidade para anunciar que o governo federal já liberou um acréscimo de R$ 315 milhões para finalização do Tramo 1 do metrô e mais R$ 215 milhões para modernização do trem do subúrbio, que faz o trajeto Paripe-Calçada.

As locomotivas serão transformadas em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em reunião na última terça-feira (6) em Brasília, os ministros das Cidades, Mário Negromonte; e do Planejamento, Miriam Belchior; afirmaram que “a primeira prioridade do governo federal para com Salvador é fazer o metrô funcionar da Lapa a Pirajá e a segunda prioridade é otimizar os trens do subúrbio”, disse Leão.

Nenhum comentário: