sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sistema Viário do Oeste

Tribuna da Bahia
Na coletiva, Zezéu Ribeiro rebateu a tese de que a ponte foi pensada para subsituir a travessia feita pelo ferryboat. O empreendimento está inserido no Sistema Viário do Oeste (SVO), que prevê a duplicação das BAs 001 e 046, entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus.
Foi anunciada ainda uma nova rodovia, ligando os municípios de Santo Antônio de Jesus a Castro Alves e, como marco neste município, a duplicação da BA-493 até o entroncamento com a BR-116. A projeção da Secretaria do Planejamento (Seplan) é que, com um meio de deslocamento mais rápido, até a Costa do Cacau e o Vale do Jequiriçá ganhem com a ponte.
“A nossa preocupação é que a Ilha não se torne uma cidade dormitório”, afirmou o secretário do Planejamento. A proposta, segundo Zezéu Ribeiro, é criar um polo industrial ou de logística nos municípios de Vera Cruz e Itaparica. A partir de agora, a Seplan se debruçará na elaboração dos planos diretor da Baía de Todos os Santos e do setor protuário na BTS.
Na coletiva, o secretário comentou não haver novas notícias sobre o andamento de outra PMI realizada na Secretaria do Planejamento, a do metrô que vai ligar o aeroporto à Rótula do Abacaxi, cujo edital de licitação ainda não foi divulgado.
Signatário na condição de testemunha do termo de cooperação – voltado às revisões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos dois municípios da Ilha -, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, declarou apoio ao empreendimento. “A ponte ligará Salvador não apenas a Itaparica, mas ao Recôncavo. Será geradora de renda e de qualidade de vida”.
Segundo João Henrique, o equipamento vai eliminar problemas como a suspensão da travessia – hoje feita por ferryboat – por problemas climáticos e diminuir os acidentes na BTS. O prefeito de Vera Cruz, Magno José da Cruz, afirmou que a população da Ilha., quer a ponte. “È uma oportunidade única de Vera Cruz ser uma das primeiras cidades planejadas da Bahia”.

Nenhum comentário: