quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Política: João acalma base e aprova projetos

Romulo Faro Tribuna da Bahia


O prefeito João Henrique (PP) conseguiu reunir ontem no Palácio Thomé de Souza 25 dos 33 vereadores da base aliada na Câmara Municipal, entre eles o presidente da Casa, vereador Pedro Godinho (PMDB).

A reunião serviu para aclamar os ânimos dos parlamentares e prepará-los para votar projetos cruciais do Executivo municipal, tais como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da Copa e a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo do Município (Louos).

“São dois projetos importantes para o desenvolvimento da cidade”, pontuou João Henrique.

A relação entre os vereadores e o prefeito João Henrique andava meio estremecida nos últimos dias e se acentuou na última segunda-feira (19), quando um grupo de parlamentares tentou uma reunião com o chefe da Casa Civil, João Leão, e não obtiveram sucesso. Leão os teria atendido rapidamente e alagado que estaria de malas prontas para embarcar para Brasília.


Os edis têm reclamado de dificuldade na interlocução entre os dois poderes. Vereadores da base, que pediram para não serem identificados, conversaram com a Tribuna ontem e reclamaram de certa dificuldade para ter seus pleitos atendidos nas bases eleitorais através de serviços realizados pelas secretarias municipais.


Porém, no encontro de ontem, a situação parece ter sido contornada. Além das reuniões que acontecem aleatoriamente no Thomé de Souza, JH se comprometeu a fazer “um bloqueio sistemático em determinado turno” na sua agenda para atendimento semanal dos vereadores. E os primeiros resultados puderam ser vistos ontem.

A base governista aprovou os seis projetos dos vereadores que retornaram à Câmara com vetos do prefeito.

Além disso, na sessão plenária de ontem, os edis aprovaram o projeto de Lei Nº 309/2011, do Executivo, que prevê dispensa dos encargos relativos às multas e aos juros de mora devidos à Fazenda Pública Municipal, projeto conhecido popularmente como novo Refis. E a aprovação foi triunfal. A matéria foi aprovada por unanimidade na Casa do Povo.

“Isso é muito importante, muito marcante. Mostra a coerência da oposição, que viu a importância do projeto para a cidade”, comemorou o líder do governo, vereador Téo Senna (PTC).

A líder da minoria, vereadora Vânia Galvão (PT), justificou os votos favoráveis do bloco.

“Entendemos que é um projeto de interesse da cidade. Tivemos reuniões com técnicos da prefeitura e ficou claro que o projeto é bom para a cidade. Somos oposição ao prefeito, mas não fazemos oposição por oposição. Nossa posição sempre é consistente”, explicou a petista.

Nenhum comentário: