domingo, 12 de dezembro de 2010

Repetindo a noticia de 10.12 pela sua importância

Mapa da Ilha de Itaparica na Baía de Todos os Santos -

Elevador Lacerda  que liga a cidade alta e a baixa em Salvador, e ao fundo a Baía de Todos os Santos

Mapa da Baía de Todos os Santos, inclusive a Ilha de Itaparica
Foto por satélite da Baía de Todos os Santos e
Simbolo da Ponte Salvador a Ilha de Itaparica



Estudos preliminares para o Sistema Viário Oeste foram entregues a Seplan

Foram entregues nesta sexta-feira (10), na Secretaria do Planejamento (Seplan), estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste, compreendendo a ponte rodoviária Salvador-Itaparica. As propostas foram entregues pela empresa Planos Engenharia e pelo consórcio Odebrecht/OAS/Camargo Corrêa, que atenderam ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), publicado pela Seplan no início do ano.
O próximo passo para a estruturação do projeto é a avaliação dos estudos pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE), que é coordenado pela Seplan e composto por representantes de diversas secretarias de governo. Com o auxílio de consultorias especializadas, o Grupo irá avaliar e selecionar os estudos, projetos, levantamentos, pesquisas e outros tipos de investigação a serem utilizados, parcial ou integralmente, para a estruturação do projeto final de construção e concessão do Sistema Viário Oeste.
Vertentes de desenvolvimento
Na opinião do secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, o Vetor Oeste é um projeto que abarca três frentes de desenvolvimento. “A primeira vem a solucionar um sério gargalo logístico, criando uma nova conexão do complexo portuário da Baia de Todos os Santos com as BRs 101, 116 e 242, encurtando a distância entre 100 e 200 quilômetros para os fluxos que vierem do sul e do oeste”, destaca Valença.
Ainda segundo o secretário, o Sistema também permitirá a retomada do desenvolvimento de uma região deprimida economicamente, que é o Recôncavo Baiano e a Ilha de Itaparica. “Por fim, o projeto criará um novo eixo de expansão metropolitano, diminuindo a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e do Litoral Norte”, conclui o titular da pasta do Planejamento.
O Sistema Viário Oeste engloba a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica, a duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do Funil e a duplicação das BA´s 001 e 046 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR-101).

Fonte:SEPLAN
Fotos:Google









Nenhum comentário: