segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sistema Viário do Oeste – Ponte Salvador a Itaparica


Parte 03/03
A hora está chegando para que saibamos sobre o futuro do Sistema Viário do Oeste.


Prazo e suas prorrogações:

Ressaltamos que estes estudos não terão ônus para o Estado da Bahia e elas possuem o prazo de 120 dias corridos, contados a partir do dia posterior a publicação no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União - que foi 7 de abril.

Ou seja, o prazo de entrega seria 5 de agosto, contudo a Secretaria do Planejamento (Seplan) avaliou que devido a complexidade, multiplicidade dos estudos e ineditismo do empreendimento, o prazo deveria ser prorrogado por mais 90 dias (comunicado publicado no DOE em 28 de julho de 2010).

A data estabelecida seria 3 de novembro de 2010, mas houveram duas novas solicitações de prorrogação e o dia limite para a entrega passou a ser 10 de Dezembro (publicado no DOE em 13 e 14 de Novembro de 2010).


Estudos preliminares para o Sistema Viário Oeste foram entregues a Seplan
(10.12)

Foram entregues nesta sexta-feira (10), na Secretaria do Planejamento (Seplan), estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste, compreendendo a ponte rodoviária Salvador-Itaparica. As propostas foram entregues pela empresa Planos Engenharia e pelo consórcio Odebrecht/OAS/Camargo Corrêa, que atenderam ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), publicado pela Seplan no início do ano.


O próximo passo para a estruturação do projeto é a avaliação dos estudos pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE), que é coordenado pela Seplan e composto por representantes de diversas secretarias de governo. Com o auxílio de consultorias especializadas, o Grupo irá avaliar e selecionar os estudos, projetos, levantamentos, pesquisas e outros tipos de investigação a serem utilizados, parcial ou integralmente, para a estruturação do projeto final de construção e concessão do Sistema Viário Oeste.

Vertentes de desenvolvimento


Na opinião do secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, o Vetor Oeste é um projeto que abarca três frentes de desenvolvimento. “A primeira vem a solucionar um sério gargalo logístico, criando uma nova conexão do complexo portuário da Baia de Todos os Santos com as BRs 101, 116 e 242, encurtando a distância entre 100 e 200 quilômetros para os fluxos que vierem do sul e do oeste”, destaca Valença.

Ainda segundo o secretário, o Sistema também permitirá a retomada do desenvolvimento de uma região deprimida economicamente, que é o Recôncavo Baiano e a Ilha de Itaparica. “Por fim, o projeto criará um novo eixo de expansão metropolitano, diminuindo a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e do Litoral Norte”, conclui o titular da pasta do Planejamento.

O Sistema Viário Oeste engloba a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica, a duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do Funil e a duplicação das BA´s 001 e 046 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR-101).

Wagner garante ponte entre Salvador e Itaparica

Ter, 14 de Dezembro de 2010 

No programa de rádio desta terça-feira (14), o governador Jaques Wagner reafirma ao ouvinte Moisés
Rocha o seu compromisso de construção da ponte Salvador/Itaparica. Para isso,
já tem em mãos os projetos apresentados, na semana passada, pelos consórcios que se habilitaram, dentro do prazo que estava acordado.
“Agora, as equipes de governo têm que se debruçar sobre esses projetos, trabalhar para ver qual deles é o mais interessante, e, em seguida, preparar o edital e partir diretamente para a licitação, com previsão, é claro, de receitas orçamentárias do Estado e
da Federação”. Wagner prevê um prazo de seis meses “ou, talvez um pouquinho mais”, para o lançamento do Edital.
O governador afirma que a obra “vai melhorar a entrada e saída da nossa capital, que hoje está praticamente restrita à BR324, e todo esse conjunto, impactando muito no baixosul e no sul do nosso estado”.

 

Ponte Salvador-Itaparica mais perto de virar realidade com verba da União
Donaldson Gomes
A TARDE
20.12
Enquanto não consegue tirar do papel o Sistema Viário Oeste e transformar radicalmente a Baía de Todos os Santos (BTS), o governo está garantindo, pelo menos, uma bela “repaginada” para a área. Esta semana o Ministério do Planejamento aprovou o financiamento de um amplo pacote de melhorias para a região, equivalente a R$ 144 milhões, que contemplam aspectos como segurança, infraestrutura e gestão ambiental da região.


A ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica, principal obra do novo sistema viário, vai sair do papel. A garantia é do governador do Estado, Jaques Wagner. “As equipes de governo têm que se debruçar sobre esses projetos, trabalhar para ver qual deles é o mais interessante”, destacou na última terça-feira, em programa de rádio. Quando sai o edital, que ainda é uma das etapas iniciais do projeto, é uma incógnita. O governador prevê seis meses, “talvez um pouquinho mais”.

A liberação do Prodetur é bem mais simples. A previsão é de que os recursos estejam disponíveis para investimentos no segundo semestre de 2011. Em termos de grandeza monetária, os recursos são menores, mas as melhorias são apontadas como fundamentais e complementares ao Sistema Viário Leste pela Secretaria de Planejamento do Estado. Trata-se de dois projetos diversos, pensados isoladamente há muito tempo, mas que tendem a se encontrar no futuro.

O papel previsto para a ponte vai bem além do estímulo ao turismo. O governo prevê um novo vetor de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador, além de encurtar as distâncias entre a capital e o sul do estado.

Para o turismo, a ponte deverá facilitar o acesso a Itaparica. “Trabalhar o acesso à Ilha é muito importante. O ferryboat não ajuda, mas é preciso ter o que mostrar para o turista também”, destaca o secretário de Turismo da Bahia, Antônio Carlos Tramm.

Na linha do ter o que mostrar, estão previstas melhorias estruturais em diversas localidades. Entre as obras previstas, o grande destaque é a Via de Contorno da BTS, que deverá custar o equivalente a R$ 56 milhões. A estrada deverá percorrer a costa da Baía, interligando por rodovias comunidades hoje afastadas.

Tribuna Empresarial


Ponte Salvador a Itaparica está pogramada

Foram entregues  na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de projeto de construção e concessão do Sistema Viário Oeste, compreendendo a ponte rodoviáriaSalvador-Itaparica. As propostas foram entregues pela empresa Planos Engenharia e pelo consórcio Odebrecht/OAS/Camargo Corrêa, que atenderam ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), publicado pela Seplan no início do ano. O próximo passo para a estruturação do projeto é a avaliação dos estudos pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE), que é coordenado pela Seplan e composto por representantes de diversas secretarias de governo. Com o auxílio de consultorias especializadas, o Grupo irá avaliar e selecionar os estudos, projetos, levantamentos, pesquisas e outros tipos de investigação a serem utilizados, parcial
ou integralmente, para a estruturação do projeto final de construção e concessão do
Sistema Viário Oeste. O Sistema Viário Oeste engloba a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica, a duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do  Funil e a duplicação das BA´s 001 e 046 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR-101).
Na opinião do secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, o Vetor Oeste é um projeto que abarca três frentes de desenvolvimento. “A primeira vem a solucionar um sério gargalo logístico, criando uma nova conexão do complexo portuário da Baia de Todos os Santos com as BRs 101, 116 e 242, encurtando a distância entre 100 e 200 quilômetros para os fluxos que vierem do sul e do oeste”, destaca Valença.
Ainda segundo o secretário, o Sistema também permitirá a retomada do desenvolvimento de uma região deprimida economicamente, que é o Recôncavo Baiano e a Ilha de Itaparica. “Por fim, o projeto criará um novo eixo de expansão metropolitano, diminuindo a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e do Litoral Norte”, conclui o titular da pasta do Planejamento.











Nenhum comentário: