quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Comitê Organizador faz balanço de 2010

Fonte: Fifa.com


O ano vai chegando ao final e o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA fecha os trabalhos com saldo positivo. Várias ações importantes foram cumpridas em 2010, principalmente no planejamento e estruturação das diversas áreas. Ao todo, 37 profissionais já trabalham no Comitê Organizador, fora os consultores da Arena Estádios e da Barbosa Müssnich e Aragão Advogados Associados e os auditores da Ernst & Young.

A temporada foi marcada pelo lançamento das logomarcas da Copa do Mundo da FIFA (a logomarca da competição e as logomarcas das 12 cidades sede). A competição começa a ganhar cara, com as obras dos estádios sendo iniciadas. Ao todo, nove estádios já começaram os trabalhos (Arena Amazônia - Manaus, Arena Capibaribe - Recife, Arena Pantanal - Cuiabá, Beira-Rio - Porto Alegre, Castelão - Fortaleza, Estádio Nacional - Brasília, Fonte Nova - Salvador, Maracanã - Rio de Janeiro e Mineirão - Belo Horizonte).

O formato conceitual da Copa do Mundo da FIFA também já começou a ser discutido, com estudos preliminares de calendários, clima, voos internos, mobilidade urbana e transportes. O programa único de voluntários também já está em fase de discussão e planejamento.

Para oferecer o mesmo padrão utilizado em competições da FIFA, quatro membros do Comitê participaram da organização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em Abu Dhabi. Na área de broadcast, foram avaliadas algumas opções para instalação do International Broadcast Centre (IBC). Três cidades estão sendo analisadas para recebê-lo: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na área de segurança, o modelo que será utilizado já foi apresentado e está sendo discutido com as forças de segurança dos 12 estados. Todo o planejamento foi feito em parceria com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O planejamento para os centros de treinamentos é outro ponto que teve avanço significativo em 2010. Os questionários para inscrição dos Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) já foram enviados para todos os estados, que têm prazo até janeiro para devolvê-los. Os responsáveis pela área procuraram conhecer os centros utilizados em vários pontos da Europa para oferecerem às seleções a melhor qualidade em serviços. Os Campos Oficiais de Treinamento (COT) e os hotéis oficiais também já estão sendo selecionados.

Por fim, o planejamento para o sorteio preliminar, que vai definir os grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA. Este será o primeiro grande evento oficial envolvendo a competição e será realizado em julho de 2011, sendo precedido por outros eventos oficiais da FIFA. Toda a estratégia foi minuciosamente montada em 2010 e será fechada no início do próximo ano.

“Este é o momento do trabalho que não aparece muito para o público, mas é igualmente importante, pois se trata do planejamento para tudo o que será executado nos próximos anos. É um trabalho diário, incansável, mas tem mostrado resultados significativos. Assim como o Comitê Organizador, o Governo Federal, os estados e municípios têm se esforçado ao máximo para oferecerem uma grande Copa do Mundo da FIFA a todos os amantes do futebol”, explica o presidente do Comitê Organizador, Ricardo Teixeira.

Nenhum comentário: