Continuando as informações anteriores e com o intuito de mostrar a operacionalidade da Ferrovia Oeste/Leste e do Porto Sul, que comentarei em outro capitulo e a bem da verdade sem nenhuma vinculação e/ou obrigatoriedade com a Bamin, dou abaixo informações constantes do site da Mineradora e da Revista Ferroviária. Espero que os leitores possam compreender a grandeza para a região que será a construção do Complexo Intermodal.
Nosso Negócio
Nosso Negócio
A Bahia Mineração é uma empresa de mineração que tem como objetivo a comercialização de minério de ferro para a indústria siderúrgica. Para tanto extrairá e beneficiará, de forma sustentável, o minério de ferro que se encontra debaixo da terra, transformando-o em matéria-prima para produtos que são essenciais para a vida moderna e em riqueza para o estado da Bahia e conseqüentemente para o país.
Assim, assumimos o compromisso de atuar de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região, protegendo o meio-ambiente e apoiando projetos sociais junto às comunidades no entorno dos locais onde a empresa desenvolve suas atividades.
Sabemos que através da extração do minério de ferro de forma consciente podemos gerar riquezas, oportunidades de emprego, progresso e desenvolvimento para toda a sociedade.
Projeto Pedra de Ferro
O próprio nome do projeto já transmite a ideia de que este será um dos maiores e mais sólidos projetos do estado da Bahia.
Com os investimentos, a Bahia Mineração pretende implementar o Projeto Pedra de Ferro na região de Caetité, município com 46 mil habitantes localizado no sudoeste baiano, a 757 km de Salvador, para produzir aproximadamente 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e se tornar uma das maiores empresas do estado.
Esse grande projeto será formado por um sistema de suprimento de água industrial, linhas de transmissão de energia, a mina e a usina de concentração, uma logística de transporte de mais de 400 km e um terminal de embarque privativo offshore ligado a uma retroárea, em Ponta da Tulha, próximo à Ilhéus.
A previsão é que o Projeto Pedra de Ferro inicie suas operações em 2013, o que transformará o estado da Bahia no 3º maior produtor de minério de ferro do Brasil.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável consiste na implementação de um novo modelo capaz de promover a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, gerando riquezas através de medidas econômicas eficientes.
Mas será possível construir um projeto de extração mineral e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade?
Nós da Bahia Mineração acreditamos que não é só possível fazer essa integração, aparentemente tão difícil, como é nossa obrigação. Pretendemos desenvolver nosso negócio de forma sustentável através de um extenso planejamento focado na qualidade. Para tanto, temos como premissas norteadoras de nosso trabalho a redução de impactos ambientais, a integração e desenvolvimento de comunidades e o crescimento econômico.
Todas as nossas ações e projetos de desenvolvimento sócio-econômico e de preservação do meio ambiente são baseados na Política de Sustentabilidade da Bahia Mineração e nos 8 Princípios do Equador, que são critérios para a concessão de crédito definidos pelo IFC, braço financeiro do Banco Mundial. Os Princípios do Equador asseguram que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma socialmente e ambientalmente responsável.
Mineradora compra frete na Oeste-Leste
A Bahia Mineração assinou um contrato com a Valec para transportar 15 milhões de toneladas de minério de ferro pela Ferrovia Oeste-Leste, quando ela estiver pronta, por um período de 10 anos. A informação foi dada, ontem (9), pelo diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, durante a Feira Negócios nos Trilhos 2010. A Oeste-Leste está em fase de licitação das obras para o trecho de 1.022km entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia. Ontem (9/11), o Tribunal de Contas da União recomendou a paralisação do projeto, após questionamentos sobre a supervisão da execução da obra. A expectativa é de que a ferrovia esteja concluída até o final de 2012. No projeto original, a Oeste-Leste deverá chegar ao Tocantins, na cidade de Figueirópolis (TO), percorrendo mais 468 km, encontrando a Norte-Sul, que vem do Maranhão até o Centro-Oeste do país.
No início de outubro, o Ibama emitiu a licença para exploração da mina da Bahia Mineração (Bamin), Projeto Pedra de Ferro, em Caetité, no sudoeste do Estado da Bahia. A Oeste-Leste passa a 9km da mina. O projeto Pedra de Ferro iniciará sua produção no ano de 2013 e a previsão é de que a BAMIN exporte 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A mina pertence Companhia Brasileira de Minério de Ferro Zamin e seu controle é dividido com a Eurasian Natural Resources, uma mineradora do Cazaquistão. O empreendimento torna a Bahia o terceiro estado brasileiro com a maior produção do minério, cujo crescimento da demanda vem acompanhando o avanço da indústria siderúrgica.
Fontes: Bamin - Revista Ferroviária
A Bahia Mineração assinou um contrato com a Valec para transportar 15 milhões de toneladas de minério de ferro pela Ferrovia Oeste-Leste, quando ela estiver pronta, por um período de 10 anos. A informação foi dada, ontem (9), pelo diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, durante a Feira Negócios nos Trilhos 2010. A Oeste-Leste está em fase de licitação das obras para o trecho de 1.022km entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia. Ontem (9/11), o Tribunal de Contas da União recomendou a paralisação do projeto, após questionamentos sobre a supervisão da execução da obra. A expectativa é de que a ferrovia esteja concluída até o final de 2012. No projeto original, a Oeste-Leste deverá chegar ao Tocantins, na cidade de Figueirópolis (TO), percorrendo mais 468 km, encontrando a Norte-Sul, que vem do Maranhão até o Centro-Oeste do país.
No início de outubro, o Ibama emitiu a licença para exploração da mina da Bahia Mineração (Bamin), Projeto Pedra de Ferro, em Caetité, no sudoeste do Estado da Bahia. A Oeste-Leste passa a 9km da mina. O projeto Pedra de Ferro iniciará sua produção no ano de 2013 e a previsão é de que a BAMIN exporte 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A mina pertence Companhia Brasileira de Minério de Ferro Zamin e seu controle é dividido com a Eurasian Natural Resources, uma mineradora do Cazaquistão. O empreendimento torna a Bahia o terceiro estado brasileiro com a maior produção do minério, cujo crescimento da demanda vem acompanhando o avanço da indústria siderúrgica.
Fontes: Bamin - Revista Ferroviária
Nenhum comentário:
Postar um comentário