quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Economia

Terminal de contêineres é destaque



O Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador S/A) é o primeiro porto do Norte/Nordeste e o quarto do país em eficiência. A conclusão é do Ranking de Eficiência dos Portos Brasileiros de contêineres elaborado pelo COPPEAD – Instituto de Pós-Graduação da UFRJ (Universidade do Rio de Janeiro). O estudo analisou 37 terminais de contêineres e 53 de granéis sólidos a partir de dados disponíveis pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) relativos a 2007 e 2008. A base da pesquisa considerou os parâmetros eficiência, custo de movimentação e tempo de espera para o navio atracar. O terminal baiano, segundo o estudo, tem preços e tempo de espera para atracação 37% inferiores ao de seu principal concorrente, o Tecon Suape, 10º colocado no ranking.

“O ranking mostra o significado real da nossa atuação nesse segmento e ajuda a dissipar alguns mitos. A operação com contêiner é a nossa operação principal e está ao lado do que há de melhor na economia baiana. Dependendo do indicador avaliado, sempre estivemos na linha de frente dos portos do país, sempre em boa colocação”, avalia o presidente da Codeba, José Rebouças.

Rebouças enfatiza que o quadro é ainda mais auspicioso, porque a pesquisa da universidade foi feita antes de uma série de medidas recentes que melhoram ainda mais a eficácia do terminal.
Fonte:Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: