sexta-feira, 20 de novembro de 2009

E´mail de Gerson Marques

Quinhentos anos depois esta nascendo uma nova Ilhéus
De:gerson-marques
gerson-marques

Acumulando números que demonstra um forte quadro de decadência social e econÿmica, com as piores colocações em todos os índices, sejam eles econÿmicos ou sociais, a cidade de Ilhéus vive, no entanto a contradição de poder olhar para frente e disponibilizar de pelo menos onze iniciativas diferentes dos governos estadual e federal que apontam novos rumos para seu futuro, abrindo um verdadeiro leque de novas e promissoras opções.
Alem do já conhecido complexo intermodal que reúne quatro iniciativas de peso como porto, aeroporto, ferrovia e rodovias, existem também outras iniciativas em diferentes graus de execução a exemplo da duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna em fase de engenharia, da construção do Cefet que vai a todo vapor, a implantação da ZPE e do Terminal Pesqueiro ainda na fase de projetos e licenciamentos, o Semi Anel Viário em fase de estudos, o Parque Ecológico da Lagoa Encantada que é parte dos investimentos ambientais do projeto Porto Sul, apresentado como ativo ambiental do projeto, a implantação do Gasene – Gasoduto do Nordeste, em obras avançadas que passa pelos municípios de Ilhéus e Itabuna, alem da criação da região metropolitana em fase de elaboração do projeto de lei.
O conjunto destas ações, obras e iniciativas desenham para o futuro uma nova e dinâmica Ilhéus, pode-se dizer que estamos à beira de uma revolução que deverá virar a cidade de cabeça pra baixo, impondo novos paradigmas de desenvolvimento. Sairemos de cidade agrária a cidade industrial, do século dezenove para o vinte e um. Serão enormes os desafios e também as possibilidades que vêem no seio desta nova realidade.
O mais incrível de tudo é que apesar de significar uma mudança radical na vida da cidade e de seus cidadãos, os ilheenses simplesmente assistem de forma incrédula, quando não cética o desenrolar destas ações, não se conhece a opinião das entidades representativas, das organizações de classe e nem mesmo do governo.
Até o momento a única posição conhecida da sociedade ilheense sobre o assunto são as dos contra, um importante grupo de ONGs ambientalistas, algumas delas respeitáveis, que tem se manifestado de forma contraria a algumas destas iniciativas.
Para romper com esta inércia e defender os interesses públicos e a qualificação social e ambiental destes projetos, um grupo de cidadãos ilheenses está tomando a iniciativa de fundar o Movimento pró-Ilhéus, um fórum permanente de debates e ações que pretende contribuir para unificar e coordenar tais projetos, fazer prevalecer sobre eles os interesses sociais e coletivos de nossa comunidade, alem de garantir qualidade ambiental, social e econÿmica, ou seja, a sustentabilidade.
O pró-Ilhéus será um fórum e não uma nova ONG, apartidária, aberta a outras organizações e pessoas físicas. Neste ambiente será pensada a nova Ilhéus, a Ilhéus que esta nascendo, será um ambiente democrático em busca de respostas e soluções para questões pertinentes como, por exemplo: Por onde será feita a duplicação da BR.415, o que será feito do terreno onde hoje esta o aeroporto no Pontal. Onde e como será o novo parque industrial que advêm do complexo intermodal. Qual o modelo de desenvolvimento que queremos, qual o perfil industrial e social que é melhor para Ilhéus. Como crescer sem perder o patrimÿnio ambiental, ou como valorizar este patrimÿnio e integrá-lo aos nossos ativos, existe milhares de temas e aspectos palpitantes e importantes para os ilheenses, sobre eles estaremos construindo consensos, influenciando, propondo alternativas, ajudando e somando.
A nova Ilhéus deverá ser uma construção de todos, deverá respeitar e valorizar a cidadania, a dignidade humana e a rica cultura acumulada ao longo destes quase cinco séculos.
Alem destes temas será também objeto de ação do nosso fórum a construção de um planejamento estratégico com vistas aos próximo vinte anos, nossa meta é apontar como queremos e como será a Ilhéus quinhentista. Afinal fazer quinhentos anos de historia é um privilegio para poucos. Que belo desafio em? Todos juntos fazendo Ilhéus renascer aos quinhentos anos.
Se você deseja participar deste fórum mande um e-mail para conhecer mais, receber informações e se quiser fazer a sua inscrição.
movimentoproilheus@gmail.com

Nenhum comentário: