segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gestores baianos discutem planejamento do SUS

Durante três dias, gestores municipais de saúde discutem em Salvador a importância do planejamento para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no ‘Encontro Baiano de Gestão do SUS 2009’. A abertura do evento, que segue até quarta (2), foi nesta segunda-feira (30), no Hotel Fiesta. Na oportunidade foram apresentados os resultados do Projeto Saúde Bahia, que visa suprir as deficiências da atenção à saúde em áreas carentes da Bahia.

A finalidade do Saúde Bahia é melhorar as condições da prestação de serviços de saúde e ampliar o acesso da população, por meio de aquisição de equipamentos, como Raio X e ultrassom e construção de Unidades de Saúde da Família (USF).

De acordo com os dados do relatório, além dos equipamentos adquiridos, o projeto já beneficiou 78 municípios, por meio de qualificação de profissionais do setor e compra de medicamentos essenciais. Por meio do projeto, 260 USFs foram construídos, totalizando 400 até 2010 e 49 centros de saúde reformados.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o governo está negociando com o Banco Mundial (Bird), responsável pela maior parte dos recursos, a renovação do Projeto Saúde Bahia, tendo como foco o combate da mortalidade infantil, fortalecendo as maternidades de referências. Outro objetivo é continuar apoiando o Programa de Saúde da Família e a ampliação da USF.

Encontro
Ainda no Encontro baiano de gestão do SUS, haverá o Seminário de Planejamento do SUS e o Seminário 15 anos do Programa de Saúde da Família. Acontecem também o 1º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, a 12ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a reunião de Cooperação Técnica entre a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e a Sesab.

“A gestão é principal elemento do setor de saúde. Em 2007 iniciamos o processo de planejamento, avaliando as necessidades da rede pública no estado, descentralizando os atendimentos que antes eram concentrados em Salvador. O planejamento inclui construção de hospitais e de equipamentos, como ambulâncias. É por meio do planejamento que estamos conseguindo oferecer aos baianos um serviço de saúde com mais qualidade”, afirmou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: