quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Governo
Aeroporto de Ilhéus autorizado a operar à noite a partir de dezembro
A Aeronáutica já concluiu os estudos e elaborou uma nova carta de aproximação para pouso noturno no aeroporto de Ilhéus, no sul do estado. A partir de 17 de dezembro, o Aeroporto Jorge Amado será liberado para operações de pousos e decolagens durante a noite. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), durante reunião que teve a presença do governador Jaques Wagner, secretários estaduais, além de representantes das empresas aéreas. A carta de aproximação é um documento que estabelece o caminho e os procedimentos que devem ser seguidos pelos pilotos no momento do pouso no aeroporto.
Segundo o brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Espaço Aéreo da Aeronáutica, o novo procedimento elimina as dificuldades causadas por obstáculos e garante a segurança para pouso visual à noite em Ilhéus. “A nova carta estabelece um ponto onde a aeronave desce por instrumentos a dois mil pés de altitude, a partir dali, havendo condição visual, o piloto completa o pouso; não havendo, ele tem toda a segurança para interromper o procedimento e arremeter”, afirmou o brigadeiro.
“A região espera com muita ansiedade o retorno desses vôos. Nós, do Governo do Estado, temos feito tudo para colaborar e resolver o assunto”, disse o governador Jaques Wagner durante a reunião. Ele ressaltou que a inauguração da estrada Camamu-Itacaré facilitou o acesso à região por Salvador, mas disse que o aeroporto é imprescindível.
Testes
Para elaborar a carta, a Aeronáutica realiza testes com simuladores e depois com uma aeronave tripulada. “Inicialmente foi feito um novo traçado de pouso. Depois a Aeronáutica enviou o grupo de inspeção e vôo, que é formado por pilotos treinados e com experiência nesse tipo de análise. Eles seguiram as indicações, aprovaram o procedimento e homologaram a nova carta”, explicou o secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho. O documento será publicado no dia 17 de dezembro, quando começa a ter validade. Antes disso, ele é disponibilizado para as empresas aéreas a fim de que elas possam realizar análises, treinar os pilotos e retomar a operação de vôos de passageiros em aviões de grande porte à noite.
Voos noturnos só dependem das empresas aéreas
“Agora, a bola está com as companhias”, declarou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli. Ele lembrou que os representantes das empresas aéreas apresentaram algumas ponderações protelatórias. O titular da Setur destacou ainda o empenho pessoal do governador Jaques Wagner, “que fez uma importante articulação entre os governos federal e estadual”, e da Prefeitura de Ilhéus, que atuou juntamente com a Infraero na remoção dos 67 obstáculos apontados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Uma alternativa apontada por Leonelli para o Aeroporto de Ilhéus, que atualmente só conta com quatro voos ligando a cidade a São Paulo e Salvador, é buscar novas linhas com a Azul e a Trip, “companhias que têm apostado na Bahia”.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: