quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tem que reformular...única forma de poder crescer!...

Em janeiro terá inicio mais um campeonato baiano de futebol da 1ª divisão, e certamente vai continuar no mesmo marasmo, na mesma pequenez e os resultados serão exatamente o mesmo de sempre, com uma competição de nível baixo e sem perspectivas de crescimento futuro, mas que terá que ser assim pois essa é a vontade dos donos do futebol do Brasil: CBF e emissora de TV patrocinadora dos campeonatos brasileiros.
Certamente apenas Bahia e Vitoria tiveram atividades nesses últimos meses, dos outros clubes participante é possível que tenham guardados seus uniformes com muita naftalina e outros produtos protetores contra ataques de insetos.
Esses participantes provavelmente começarão a contratar jogadores emergentes ou atletas superados com a finalidade de armar suas equipes para permitir que Vitoria e Bahia sejam os finalistas do certame.
E assim, fica "tudo como d´antes no quartel de Abrantes": nada muda.
Será que há solução? Claro que sim. As federações do nordeste terão que se unir e conseguir junto a CBF com patrocinio e tudo, a volta da realização do Nordestão, com a participação de clubes dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas. Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte e dessa competição saísse um representante brasileiro para a Sul- Americana.
Uma lei física diz: uma força menor cede a maior; entretanto em contra partida a união faz a força e o poder de votos dessas federações poderão impor a CBF a realização desse certame.
O mesmo poderia ser posto em prática com um campeonato que envolvesse os estados do norte do país.
Quanto a esses campeonatos poderiam ser disputados paralelos aos campeonatos estaduais e como resultante das modificação necessárias, o crescimento do futebol na região seria um fato inconteste.
A respeito do próximo campeonato baiano, o Bahia que fracassou na série B e conseguiu se manter na mesma com as calças na mão, numa prova de total falta de competência já anuncia a manutenção de grande parte dos jogadores que foram uma grande piada como integrantes do elenco futuro.
O possível resultado será o Vitoria mais uma vez o detentor do titulo, pois milagre como foi o Colo- Colo levar o titulo só de cem em cem anos.
Cabe a imprensa como formadora de opinião conduzir os torcedores buscando as modificações, que em nada prejudicaria os campeonatos brasileiros das séries A e B.
E o resto é piada para boi dormir... Valha-me Deus, será que pensar é tão dificil assim?

Nenhum comentário: