quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Estado terá novo sistema de planejamento e gestão

A Secretaria do Planejamento (Seplan) expediu, nesta quarta-feira (25), uma Portaria que trata de um novo passo para a implementação do novo Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepege).
Será constituído um grupo de trabalho para transformar o atual Sistema Estadual de Planejamento numa ferramenta que alcançará todo o poder executivo, envolvendo planejamento, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação das diretrizes, políticas, programas e ações do governo.
A intenção é levar o planejamento estratégico e a gestão do Estado para dentro todas as secretarias, para facilitar o desdobramento em ações, o acompanhamento e a avaliação qualitativa e quantitativa da gestão por parte da Seplan.
Segundo o superintendente de Orçamento Público da Seplan, Cláudio Peixoto, a implantação do novo sistema deve começar em janeiro de 2010. “Vamos trabalhar em três vertentes: a partir das competências específicas dos profissionais, de um novo arranjo institucional, fortalecendo o planejamento, e de um suporte de Tecnologia da Informação”, explica.
Após a definição do plano de trabalho, será feito um mapeamento dos processos de todas as pastas estaduais, que serão redesenhados a partir do reordenamento institucional e dispostos em um sistema on-line.
Os produtos devem compor documentos lógicos e concisos, relatando os trabalhos realizados, contendo sumário, introdução e descrição dos serviços.
São exemplos de documentos o Plano Estratégico de Governo, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Cronograma Financeiro do Estado.
Segundo o chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, que vai coordenar o novo sistema, “a partir da implantação do Sepege, será possível um alinhamento sistêmico entre as ações governamentais, já que todas as secretarias terão uma unidade de planejamento, orçamento e gestão”.
O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, explica que o sistema atual funciona apenas em uma vertente orçamentária. “A intenção de fazer o novo arranjo institucional é colocar as setoriais no Sistema, para que a Seplan esteja, de alguma forma, inserida em todas as secretarias, para melhor monitorar e avaliar os programas e ações governamentais”, afirmou, destacando ainda que esta reestruturação veio a calhar, já que a Secretaria de Administração (Saeb) também está redesenhando o modelo de gestão do Estado.
O superintendente de Gestão Pública da Saeb, Victor Fonseca, explicou que, a partir do Sepege, o fluxo de informações entre o governador e os coordenadores, diretores, superintendentes e secretários das pastas será mais fácil. “A Seplan é a melhor secretaria para acompanhar o planejamento e a gestão nas pastas, que estarão mais próximos dos secretários.
É este canal que vai garantir que as informações cheguem fidedignas, a qualquer tempo, ao governador e sua equipe”, destacou.
Fonte:SEPLAN

Nenhum comentário: