segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto de Arena Multiuso no limite de SAS/Lauro de Freitas.
O passado difícil de voltar, o presente e o futuro do futebol da Bahia.

Escrever qualquer coisa sobre o passado do futebol da Bahia, tem que lembrar da Fonte Nova com um campeonato baiano aonde clubes como o Botafogo, Ipiranga, Galicia, Vitória e Bahia entre outros da capital, Fluminense de Feira e por aí vai.

Salvador cresceu assustadoramente mais o futebol encolheu e no momento há grandes perspectivas de voltar a se agigantar, pois a construção de novos estádios certamente é um fator positivo para esse fim.

O Bahia já jogou na Fonte Nova com grandes públicos e dou a seguir as cinco vezes que alcançou mais de 90 mil pagantes:
Bahia 1 X Flamengo do Rio de Janeiro 0(reinauguração em 1971) com 94.972 pagantes(rodada dupla Vitória X Grêmio);
Bahia 2 X Fluminense do Rio de Janeiro 1 (12/02/89), com 110.438 pagantes;
Bahia 3 X Santos 0 (14/09/1986) com 93.445 pagantes;
Bahia 2 X Inter 1 (1989) com 90.508 pagantes;
Ba X Vi em 1994, com 97.240 pagantes.

Com público superior a 60 mil espectadores foram várias vezes, outra grande quantidade de jogos com público superior aos 50 mil espectadores.

No último dia em que a Fonte Nova foi utilizada pelo Bahia em jogo que não era da série A, no dia 26/11/2007 teve a presença de mais de 60 mil espectadores, dos quais 52.611 pagantes (dia em que aconteceu a tragédia que abalou o futebol da Bahia).

Atualmente Salvador conta com dois estádios o Barradão do Vitória com capacidade de 35 mil espectadores e o moderno, confortável Pituaçu com cerca de 34 mil lugares e com o anuncio do governo do estado da construção da nova Fonte Nova que abrigará cerca de 50 mil torcedores em estádio de 1º mundo.

Hoje no Hotel Fiesta em Salvador foi apresentado o projeto de uma Arena Multiuso que servirá ao futebol e terá destinação também de casa de shows, outros eventos esportivos e culturais e que será construído em parceria com o Bahia e Vitória e será localizado no município de Lauro de Freitas e deve ficar pronta em 2013, com terreno já adquirido próximo da rodovia Cia /Aeroporto. A capacidade inicial é em torno de 35 mil espectadores, com 65 % coberto e possibilidade constante do projeto a ampliação, passando para 42 mil torcedores.

Na solenidade de apresentação estiveram presentes várias autoridades, inclusive a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, os presidentes do Bahia e Vitória, o cantor Durval Lelys.
Uma coisa é fato essa Arena dotará a RMS de uma grande casa de eventos, mais um estádio que concorrerá com a possibilidade de Lauro de Freitas em pouco tempo ter um representante no campeonato baiano de futebol.

Uma coisa, entretanto chama atenção: Salvador que já abrigou em competições de futebol grandes platéias comporta sim senhor os estádios anunciados; entretanto a cidade cresceu muitíssimo e continua a crescer rumo ao norte e precisa com uma população de três milhões de habitantes hoje, que adicionado à população da RMS ultrapassa os quatro milhões de um estádio que comporte de 70 a 80 mil espectadores no mínimo, esta é a opinião de pensargrande, que faço questão de registrar, pois o futuro próximo vai confirmar a verdade de minha afirmação.
Outra coisa é fato, é necessário que a Lusoarenas faça público o projeto, com todas as especificações e que sirva quando nada de estimulo para uma maior rapidez das ações para inicio da nova Fonte Nova, que segundo foi anunciado terá a abertura da licitação no inicio do próximo mês de Dezembro.


Nenhum comentário: