segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Direto da SETRE


Setre celebra semana da Consciência Negra (16-11-2009)
A questão racial, a relação do negro com o mercado de trabalho e a geração de renda serão os temas abordados na Semana da Consciência Negra que a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte/Setre promove com a participação de todos os seus servidores. Hoje à tarde (dia 16), na entrada do prédio da Setre o Coral Canto de Todo Lugar, deu início a uma série de atividades sociais que termina na próxima sexta-feira, dia 20.

“No governo do Estado temos um órgão especifico para tratar da promoção da igualdade. Mas, esse debate não pode e nem deve ficar restrito, pois compreendemos que essa discussão é um dever de todos para a implantação de uma sociedade justa com oportunidades igualitárias”, afirmou o secretário Nilton Vasconcelos, destacando a importância de se ampliar a discussão sobre a temática racial.

A programação da Semana da Consciência Negra na Setre passa, ainda, por apresentação de um filme e estudos relacionados ao tema; debates sobre a relação mercado de trabalho e a população negra; exposição das ações da secretaria com recorte racial; e uma feira de empreendimentos de economia solidária formada por mulheres negras.

Realizada pela primeira vez, a Semana da Consciência Negra é uma ação do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Setre, que no último dia 11, assinou Termo de Compromisso com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), garantindo participação na 3º edição nacional do Programa Pró-Equidade de Gênero, onde a Setre é a única secretaria de estado a possuir certificação emitida pela SPM e com chancela da OIT-Organização Internacional do Trabalho.

Programação
Dia 16 – Abertura – Apresentação Coral Canto de Todo Lugar
Feira de Empreendimentos Solidários – Mulheres Negras
Exposição das Ações da Setre com recorte racial
Dia 18- Apresentações de estudos relacionados ao tema Gênero e Raça. A partir das 9 horas: Comunicação na desconstrução e construção da identidade do povo negro com André Luís; 10 horas: A influência da televisão na formação da identidade da criança negra com Maíra Azevedo; e às 11 horas: Discriminação racial e responsabilidade do Estado com Patrícia Lima

Dia 19- Cine Crescer: “Mandela – Uma luta pela liberdade”

Dia 20 – Debate: Mercado de Trabalho x População Negra com as participações de Joilson Cruz do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE; Ângela Guimarães do Conselho Nacional de Juventude; e Tatiana Silva, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Nenhum comentário: