sábado, 30 de maio de 2009


Terminal pesqueiro de Ilhéus
Pescadores e proprietários de barcos na região de Ilhéus, a 465 quilômetros de Salvador, tendo como convidados representantes da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Prefeitura e Câmara dos Vereadores de Ilhéus, discutem, na próxima quarta-feira à tarde, o futuro terminal pesqueiro, que será construído no município entre o final deste ano e o início de 2010.
O debate, que acontece às 16 horas no Escritório Regional da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), vai analisar questões como a localização do futuro terminal pesqueiro, a logística das operações e colher sugestões do público interessado. A coordenação do debate será feita pelo presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli,, juntamente com o representante da Secretaria especial de Aqüicultura e Pesca (Seap),, José Claudenor Vermohlen. Já no dia seguinte, em Salvador, outra reunião, agora apenas com a Codeba vai discutir os detalhes técnicos para a execução do projeto.
Conforme explicou o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o fato do debate com os pescadores ligados às colônias de pesca Z-34 e Z-19, ambas no município de Ilhéus, deve-se à necessidade de uma validação social, ouvindo a comunidade antes da execução de qualquer projeto que interfira nas estruturas sócio-econômicas de cada região. "E para isso nada mais natural que sejam ouvidas sugestões e reivindicações dos principais interessados, ou seja, pescadores e proprietários de barcos”, disse.
Outro aspecto destacado por Isaac é a necessidade de se discutir, com a população, as opções de localização do futuro terminal. Três opções são colocadas: no antigo porto, na Enseada do Pontal, junto à foz do Rio Cachoeira, e onde ainda atracam os barcos de pesca da região, no atual Porto do Malhado, e na região de Sapetinga (antiga Ponte do Gás), onde já existe um píer de atracação. Obra esperada – A construção de um porto pesqueiro em Ilhéus é uma das obras consideradas pelo Governo do Estado, e já tem a garantia do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), para serem iniciadas ainda este ano ou no início de 2010. Junto com Ilhéus Salvador também terá um terminal pesqueiro, localizado na Cidade Baixa, na Península de Itapagipe.
Os dois pré-projetos têm orçamento inicial de R$ 15 milhões (Terminal Pesqueiro de Salvador) e de R$ 7 milhões (Ilhéus), respectivamente, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do próprio orçamento da Seap. Em Salvador os estudos de viabilidade econômica já foram concluídos e em Ilhéus, esses estudos já estão em fase de conclusão.
Em Ilhéus, a implantação do terminal pesqueiro é uma forma do Governo do Estado estimular a economia da região, dando aos pescadores uma área própria de atuação, uma vez que a região terá um complexo portuário destinado a grandes embarcações, batizado de Porto Sul Bahia. “Trata-se de uma antiga aspiração da comunidade pesqueira, já que a Bahia, mesmo tendo o maior litoral do Brasil, somente agora vai dispor de terminais pesqueiros, capazes de atender não só aos pescadores da região, mas àqueles que estão de passagem pelo nosso litoral, e que por falta de estrutura, desembarcam seus produtos em outros estados”, diz Isaac.
Fonte: Bahia Pesca

Nenhum comentário: