segunda-feira, 18 de maio de 2009

O comércio brasileiro com a China

Em fevereiro o Banco de desenvolvimento da China assinou acordo para conceder uma linha de crédito de US$10 Bilhões à estatal brasileira de petróleo, em troca da concessão de 100 a 160 mil barris por dia de petróleo à estatal China Petroleum Corp e à Sinopec.

É possível que outros acordos entre o Banco de Desenvolvimento da China e a Petrobrás sejam assinados durante a visita do Presidente LULA a China, onde se encontra desde esta segunda-feira, dia 18/05/09.
Numa entrevista concedida ao jornal econômico Chines caijing, Lula disse que diante da crise global, Brasil e China tem "pensar grande",
A China já é a maior parceira econômica do Brasil e poderá passar tambem a ser uma grande investidora em nosso país, onde já financia alguns projetos do PAC, como por exemplo o Gasene de 946 km, gasoduto que liga o sudoeste e o nordeste, via Espirito Santo e Bahia.
Daí a intensificação da parceria com o país que tem US$2,3 Trilhões de Reservas e com uma população muito acima de um bilhão de pessoas será de muito beneficio para a consumação dos sonhados investimentos, pois temos obras como Portos, Rodovias, Ferrovias, Petróleo do Pre-Sal, Infraestrutura para as cidades sedes para a Copa de 2014, além de ser candidato( o Brasil) a sediar os jogos Olimpicos de 2016 e obras da envergadura da Ponte Salvador a ilha de Itaparica e muitas outras.
Vamos lá LULA, pois é assim que um país da dimensão continental do Brasil, será também um gigante em todos os segmentos da economia.
O negócio gente é: "pensargrande".

O Brasil tem promovido sua tecnologia do etanol na China, usando a cana-de-açúcar como matéria prima; entretanto dado a escassez de açúcar no próprio país, a China não está considerando usar o etanol à base da cana.

O Brasil é o único país no mundo onde cerca de 90% de todos os automóveis são chamados de “flexfuel”, ou sejam movimentam um mesmo veiculo com mais de um combustível, como gasolina, a etanol ou a uma mistura de ambos.

Conforme tem declarado LULA, nós vamos focar nos combustíveis renováveis, especialmente o etanol e o biodiesel uma das prioridades para o fortalecimento dos laços comerciais entre os dois países em desenvolvimento e o que nós queremos é que países como a China estabeleçam parcerias com o Brasil e a África, para nós produzirmos bicombustíveis e gerarmos mais empregos e renda.

Nenhum comentário: